Perfil neuropsicológico e desnutrição

Perfil neuropsicológico e desnutrição

Título alternativo Neuropsychological profile and malnutrition: a study with 7 to 10 years-old children in a poor community of São Paulo
Autor Miranda, Mônica Carolina Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivos: Comparar o perfil neuropsicologico de criancas eutroficas, desnutridas pregressas e cronicas em idade escolar, alem de analisar o possivel papel de outros fatores no desenvolvimento cognitivo da crianca desnutrida, como o peso ao nascer e variaveis socio-economicas. Metodos: Foram avaliadas criancas de ambos os sexos, sendo 27 eutroficas, 31 desnutridos pregressos e 15 desnutridos cronicos, de 7 a 10 anos de idade, de uma comunidade carente da cidade de São Paulo. A avaliacao neuropsicologica incluiu testes adequados a idade abrangendo diversas funcoes cognitivas pouco investigadas nessa populacao (memoria operacional, memoria declarativa e nao-declarativa, atencao e funcoes executivas). Obtiveram-se tambem dados socio-economicos, sobre a Saúde mental materna e o comportamento das criancas na escola. Resultados: As criancas desnutridas cronicas mostraram prejuizos nos testes de vocabulario (linguagem expressiva) e Blocos de Corsi ordem direta (memoria de curto prazo visuo-espacial), tiveram maior ansiedade e menor peso ao nascer. As criancas desnutridas pregressas nao mostraram prejuizos. As criancas eutroficas mostraram, de forma atipica, prejuizo na avaliacao da memoria semantica e maior escore na escala de Saúde mental das maes. A analise das variaveis socio-economicas nao mostrou diferencas entre os grupos. Conclusao: na populacao estudada somente a desnutricao cronica foi relacionada a prejuizo de poucas funcoes cognitivas e nao alterou o nivel intelectual, funcoes executivas, memoria de longo prazo, tampouco funcao visuo-construtiva. Isto pode ser atribuido a ausencia de desnutricao intra-uterina na presente amostra, elou ao fato de que, apesar de carentes, as criancas vivem em um ambiente socio-economico favoravel ao desenvolvimento cognitivo normal
Assunto Desnutrição
Testes neuropsicológicos
Cognição
Idioma Português
Data 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 109 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 109 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18745

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)