A contribuição do letramento escolar na aquisição e consolidação de conceitos metarepresentacionais

A contribuição do letramento escolar na aquisição e consolidação de conceitos metarepresentacionais

Título alternativo School literacy contribution in acquisition and consolidation of metarepresentation concepts
Autor Bragatto, Eliane Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo deste estudo foi verificar o relacionamento entre a atividade cultural do letramento escolar e a aquisicao dos verbos mentais metalinguisticos e metacognitivos, investigando o desenvolvimento desta aquisicao em funcao dos niveis escolares e dominios especificos do conhecimento. A amostra foi constituida de 101 alunos, com idades entre 9 e 15 anos, dos sexos masculino e feminino, cursando a 3ª, 5ª. e 7ª series do ensino fundamental e 1ª serie do ensino medio, de uma escola considerada tipica da rede particular de ensino da zona sul da cidade de São Paulo (Brasil). Os participantes executaram o teste proposto no estudo realizado por M. Groppo e cols.(2001), constituido de 3 subtestes, cada um relativo a um dominio especifico do conhecimento: Psicologia Popular, Historia e Matematica. Em cada subteste havia 9 pequenas historias, 5 envolvendo o verbo metacognitivo achar e 4 envolvendo o verbo metalinguistico dizer. A tarefa era, apos a leitura de cada historia, substituir o verbo achar ou dizer por outro mais especifico, selecionando-o dentre quatro alternativas. A partir da analise dos resultados foi possivel concluir que no processo de aquisicao dos verbos mentais pelos escolares houve uma relacao com o nivel de escolaridade, verificando-se um desenvolvimento ao longo do ensino fundamental, proeminente na passagem da 5a para 71 serie e ainda incompleto ate a 11 serie do ensino medio. Os padroes deste desenvolvimento tambem variaram em funcao do dominio particular de conhecimento considerado, havendo um maior crescimento no desempenho do dominio Psicologia Popular em comparacao com Historia e Matematica
Palavra-chave Linguagem
Educação
Escolaridade
Aprendizagem
Criança
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 107 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 107 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18730

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta