Recordacao livre de pseudopalavras

Recordacao livre de pseudopalavras

Título alternativo Free recall of pseudowords: a study of kinds of memory involved om primacy and recency effects
Autor Rodrigues, Camila Cruz Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A alca fonologica da memoria operacional armazena por periodos curtos de tempo uma quantidade limitada de material verbal independente de seu conteudo semantico. Enquanto, a memoria episodica e concebida como um sistema contextual de memoria de longo prazo para material com significado. Dessa forma, o uso de pseudopalavras, isto e, um estimulo com as regras estruturais naturais da lingua, podendo ser lida, escrita e repetida, mas sem um significado conceitual ou semantico valido no idioma, pode ser de grande utilidade para o estudo desses sistemas de memoria, uma vez que eles apresentam o componente fonetico de palavras comuns, mas, ao contrario destas, sao desprovidas de significado. Entretanto, e necessario controlar a possibilidade de associacao entre pseudopalavras e palavras comuns da lingua. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi selecionar pseudopalavras com alta (PA) e baixa (PB) possibilidade de associacao e verificar seus efeitos em testes de recordacao livre. A categorizacao e selecao dos estimulos foi realizada atraves de um questionario estruturado, e envolveu a participacao de 150 sujeitos universitarios, que foram solicitados a avaliar cada estimulo proposto (PA, PB, nao-palavras, palavras estrangeiras e palavras da lingua portuguesa). A seguir, foram elaboradas 20 listas de palavras sem relacionamento semantico entre elas e, a cada par de listas, foram inseridas triades de estimulos pertencentes a uma mesma categoria, obtendo 4 listas para cada tipo de estimulo. A recordacao das listas foi avaliada em 2 grupos de 35 sujeitos (experimento 1) e 2 grupos de 29 sujeitos (experimento2) divididos em 2 diferentes experimentos. No 1 ° experimento, cada estimulo foi apresentado individualmente numa tela de computador e o sujeito foi requisitado a recordar os estimulos previamente vistos, imediatamente apos a apresentacao de cada lista. No 2° experimento realizado foi utilizada a mesma metodologia do 11 experimento, com a diferenca que foi realizada uma tarefa de supressao articulatoria, pois enquanto a pessoa via os estimulos na tela do computador repetia verbalmente e continuamente a letra T em um intervalo de 1 por segundo. Os resultados obtidos mostram que nas primeiras posicoes das listas a recordacao das palavras comuns e maior do que a recordacao de todos os outros tipos de estimulos (PB, PA, NP e PE). Embora as listas compostas por PA nao sejam recordadas na mesma proporcao do que PC, elas sao mais recordadas do que listas compostas por PB, NP e PE na primeira palavra, essa diferenca diminui na segunda palavra, diferindo apenas das listas compostas por NP e desaparece na terceira palavra. Com supressao articulatoria as listas compostas por PA apresentam o padrao de recordacao semelhante do padrao dos outros tipos de estimulos. Em relacao as ultimas palavras das listas, a semelhanca da recordacao das listas compostas por PA e PC pode ser observado claramente, sendo que a ultima palavra a proporcao de recordacao e igual para as listas compostas por PA, PB e PC. Esse padrao de recordacao e igualmente observado na supressao articulatoria, embora o efeito de recencia diminua para um item, apenas, enquanto que sem a supressao articulatoria esse efeito foi obtido para dois itens. Esses resultados mostram que: a) o conteudo semantico tambem influencia a memoria de curto prazo; b) a memoria episodica que e evidenciada pela recordacao livre de palavras baseia-se largamente na memoria semantica
Palavra-chave Memória
Idioma Português
Data de publicação 2004
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2004. 53 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 53 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18706

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