Relevancia de exames complementares e servicos agregados para a viabilidade economica de clinica oftalmologica localizada em shopping center

Relevancia de exames complementares e servicos agregados para a viabilidade economica de clinica oftalmologica localizada em shopping center

Título alternativo Relevance of complementary exams and aggregated services for economic viability of ophtalmologic clinic localized at a shopping center
Autor Amaral, Ana Cristina Lopes Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Introdução: o controle de custos e a satisfacao dos clientes sao armas poderosas para o aumento da clientela e, mercado logicamente, do desenvolvimento financeiro da clinica. Na tentativa de atender as pessoas em unidades proximas aos seus domicilios, com rapidez, praticidade, facil acesso e seguranca, foi instalada uma clinica-satelite no Shopping Center Recife, o que requereu estudo de viabilidade economica. Objetivo: analisar o impacto economico da implantacao de exames complementares e de servicos agregados em clinica oftalmologica localizada no shopping center. Material e metodo: atraves de estudo retrospectivo, descritivo, transversal, do periodo de marco de 1999 a marco de2002, foi analisado o caso da clinica-satelite oftalmologica do Hospital de Olhos do Recife (HOPE), situada no maior centro de compras da cidade do Recife. Os dados referentes a numero de consultas segundo agente pagador, quantidade e tipo de exames complementares, quantidade e montante de adaptacoes e comercializacoes de lente de contato e despesas fixas e variaveis foram analisadas a partir das planilhas de custos, geradas no setor de faturamento da clinica. Resultados: inicialmente foi identificada tendencia de crescimento do numero de consultas e da receita, a uma velocidade insuficiente para assegurar manutencao da prestacao de servicos oftalmologicos no Shopping Center e sucesso do empreendimento, devido as altas despesas com obrigacoes administrativas, oriundas do contrato e proporcionais ao montante bruto das vendas. Os custos estiveram compostos por repasse dos honorarios medicos, taxas e impostos e aluguel, num percentual respectivamente igual a 49,39 por cento, 17,37 por cento e 11,57°l0. A adaptacao e comercializacao de lentes de contato participou com 14,88 por cento das receitas, com curva estavel, sem tendencia ao crescimento. Adotou-se a estrategia de implantar exames complementares oftalmologicos que, num espaco de tres meses, aumentaram a receita e a clientela da clinica, dando condicoes a que, ao final de 37 meses, houvesse lucro real do empreendimento. Observou-se curva de crescimento ascendente demonstrando ser o investimento economicamente viavel. Consideracoes finais: embora nao haja outros estudos disponiveis na literatura sobre o tema do presente trabalho, com base nos dados pode-se afirmar que os exames complementares foram o grande diferencial para a viabilidade economica deste tipo de clinica-satelite
Assunto Promoção da Saúde
Estratégias
Serviços de Saúde/economia
Idioma Português
Data 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 40 p.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 40 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18681

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