Preceptoria como acao educativa: uma leitura hermeneutica fenomenologica

Preceptoria como acao educativa: uma leitura hermeneutica fenomenologica

Título alternativo Preceptorship as an educative action: a hermeneutic phenomenological reading
Autor Silva, Gilberto Tadeu Reis da Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Este estudo teve como objetivos compreender e interpretar os sentidos do fazer preceptoria tal como esta se mostra para os alunos do Curso de Graduacao em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina. Ao buscar a trilha para descrever a preceptoria nos vimos enredados dentro do circulo existencial hermeneutico. Nesta busca utilizamo-nos da pesquisa de natureza qualitativa, hermeneutica-fenomenologica. A partir da pergunta norteadora: O que e preceptoria para voce? analisadas as descricoes emergiram as seguintes confluencias tematicas: aproximacao, coexistencia, formacao e orientacao que ao serem interpretadas se configuraram na categoria denominada por nos coexistencia. As descricoes dos relatos a pergunta levaram-nos a refletir sobre o ser da preceptoria, seus sentidos e significados para os estudantes. A preceptoria evidenciou-se entao como acao educativa que remete a uma situacionalidade que se desdobra na tridimensionalidade pessoal, cidada e profissional. A linha temporal para permeou nossa reflexao foi a dos valores de Luigi Biraghi. A partir dessa construcao, sempre inacabada, necessario se fez refletir sobre a formacao do Enfermeiro
Palavra-chave Preceptoria
Educação em Enfermagem
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Aprendizagem
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 232 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 232 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18671

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta