A influência da legislação sobre as propagandas de medicamentos psicoativos no Brasil

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dc.contributor.advisor Carlini, Elisaldo Araujo [UNIFESP]
dc.contributor.author Mastroianni, Patricia de Carvalho [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-12-06T23:02:51Z
dc.date.available 2015-12-06T23:02:51Z
dc.date.issued 2003
dc.identifier.citation São Paulo: [s.n.], 2003. 140 p.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18538
dc.description.abstract OBJETIVOS: Avaliar a influencia de tres regulamentos sobre propaganda de medicamentos: Export act, publicado em 1986 nos Estados Unidos; os Criterios da OMS, em 1988 e a Resolucao da Diretoria Colegiada nº 102 de 2000 da ANVISA, sobre os anuncios de medicamentos psicoativos; e comparar as informacoes contidas nos anuncios em periodicos nacionais e estrangeiros referentes ao mesmo medicamento. METODO: Foram coletados anuncios em periodicos de psiquiatria nacionais, publicados antes e depois de cada regulamento e anuncios do mesmo medicamento publicados em periodicos de psiquiatria norte americanos e ingleses. O conteudo dos anuncios foi processado e analisado de acordo com um roteiro de analise de conteudo elaborado segundo as exigencias dos regulamentos. Dos 214 fasciculos analisados, foram obtidos 199 anuncios nacionais diferentes de 85 medicamentos psicoativos e 52 anuncios estrangeiros de 25 medicamentos em comum com os nacionais. RESULTADOS: O unico regulamento que causou algum impacto sobre os anuncios analisados foi a RDC 102/2000. Mas mesmo assim, apenas 38,2 por cento dos anuncios continham todas as informacoes tecnicas imprescindiveis, e 35,3 por cento dos anuncios apresentavam pelo menos uma irregularidade. Observou-se que nos anuncios nacionais independentemente do regulamento estudado, as informacoes que restringem a prescricao, como reacoes adversas ao medicamento (RAM), interacoes, contra-indicacoes, advertencias e precaucoes estavam presentes em menores frequencias e num tamanho de letra menor do que as informacoes que favorecem a prescricao, como indicacoes, apresentacoes e posologia. Em relacao aos anuncios dos mesmos medicamentos, nos nacionais eram menos frequentes as informacoes que restringiam a prescricao, quando comparados com os anuncios norte americanos e ingleses. CONCLUSAO: Os dados sugerem que os regulamentos pouco influenciaram os anuncios de medicamentos psicoativos, e ainda confirmam a existencia de duplo padrao de...(au) pt
dc.format.extent 140 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject Publicidade como assunto pt
dc.subject Legislação de medicamentos pt
dc.subject Legislação pt
dc.subject Publicidade de medicamentos pt
dc.subject Psicotrópicos pt
dc.title A influência da legislação sobre as propagandas de medicamentos psicoativos no Brasil pt
dc.title.alternative The influence of the legislation on the advertisement of psychoative medications in Brazil en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.identifier.file epm-018544.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM) pt



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