Avaliacao dos resultados imediatos de aortoplastia com cateter-balao em criancas e adultos com coartacao da aorta: sao os criterios de sucesso da literatura adequada?

Avaliacao dos resultados imediatos de aortoplastia com cateter-balao em criancas e adultos com coartacao da aorta: sao os criterios de sucesso da literatura adequada?

Título alternativo Evaluation of immediate results of aortoplasty with catheter-ballon in children and adults with aortic coarctation: are sucess criteria currently used on medical literature adequate?
Autor Belo, Patricia Parreira Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados imediatos de dilatacao com cateter-balao em um grupo de criancas e adultos portadores de coarctacao da aorta interpretados segundo os diferentes criterios de sucesso da literatura. Foram estudados 23 filmes de cateterismo cardiaco de pacientes portadores de coartacao da aorta submetidos a dilatacao com cateter-balao, sendo todos realizados no Hospital São Paulo/ UNIFESP- EPM entre junho de 1988 e julho de 2000. Dos 23 casos , 12 eram do sexo masculino e 11 do sexo feminino, com idade variando entre 11 meses e 55 anos; 14 eram nativas e 9 nao-nativas , sendo 12 do tipo coarctacao isolada. Para maior confiabilidade dos dados, foram realizadas tres medidas em cada um dos tres segmentos aorticos (pre-coarcatcao, coarctacao e pos-coarctacao) pre e posdilatacao por dois observadores independentes. Foram analisadas variacoes de diametros e gradientes em aparelho especifico e utilizados cinco criterios de sucesso para a analise dos resultados, segundo os criterios da literatura. Ocorreu aumento do diametro em pelo menos 30 por cento do valor pre-balao (criterio 1) em 16 casos (69,6 por cento). A media resultante da soma dos valores dos diametros dos segmentos coarctados pre e pos-balao aumentou de 4,05 para 6,55 mm, respectivamente. Foi aplicado teste t pareado com p< 0,001. Ocorreu queda do gradiente em ao menos 50 por cento do valor inicial (criterio 2) em 14 casos (60,9 por cento). A media do gradiente sistolico diminuiu de 46,7 para 22,7 mmHg pos-balao. Foi aplicado teste de Wilcoxon com p< 0,001. Com relacao ao criterio 3 ocorreu reducao do gradiente para valor menor ou iguala 20 mmHg em 12 casos (52,2 por cento). Ao utilizarmos a associacao de dois criterios, diametro e gradiente (criterio 1 + 2 , assim como 1 + 3), o numero de...(au)
Palavra-chave Coartação Aórtica
Dilatação
Cateterismo
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 88 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 88 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18506

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta