Atividade da adenosina deaminase(ADA) isolada e combinada a outras variaveis no diagnostico da tuberculose pleural e sua aplicabilidade em infectados pelo virus da imunodefiCiência humana (VIH)

Atividade da adenosina deaminase(ADA) isolada e combinada a outras variaveis no diagnostico da tuberculose pleural e sua aplicabilidade em infectados pelo virus da imunodefiCiência humana (VIH)

Título alternativo Activity of adenosine deaminase(ADA) isolated and combination a others variables in pleural tuberculosis diagnosis and their aplicability in contaminate by immunodeficiency human virus(VIH)
Autor Melo, Fernando Augusto Fiuza de Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo OBJETIVOS Dimensionar o valor da atividade da adenosina deaminase (ADA), isolada e em combinacao a outras variaveis de facil acesso, baixo custo e simples obtencao no diagnostico etiologico da tuberculose pleural (TBP) e sua aplicabilidade no diagnostico da TBP em pacientes infectados pelo virus da imunodefiCiência humana (VIH). CASUISTICA E METODOS Estudo retrospectivo de pacientes maiores de 14 anos, portadores de derrame pleural nao empiematico, submetidos a toracocentese e biopsia pleural por agulha, com a ADA dosada pelo metodo de Giusti, matriculados consecutivamente no Instituto Clemente Ferreira - São Paulo, no periodo de 1990 a 1994. O diagnostico da TBP foi estabelecido pela recuperacao do bacilo em cultura do escarro, liquido ou fragmento pleural elou achado de granuloma sugestivo ou tipico de tuberculose na anatomopatologia do fragmento. O derrame nao tuberculoso (DNT) diagnosticado quando presente tres parametros entre a historia clinica, radiologia, bioquimica e citologia do liquido pleural, anatomopatologia, outros exames complementares e evolucao do tratamento. A sorologia anti-VIH foi realizada em uma amostra dos pacientes pelos metodos de ELISA e WestenBlots. Tres variaveis, que correspondiam aos objetivos do estudo, foram selecionadas para avaliacao combinada com a ADA: a concentracao de proteinas (CPT) e a taxa de linfocitos (TLF) no liquido pleural e a idade (IDD). Os resultados foram analisados estatisticamente por testes do qui-quadrado e student, os niveis de corte definidos pela maximizacao da sensibilidade e especificidade atraves da curva ROC, avaliados os valores diagnosticos e a contribuicao independente no, diagnostico etiologico da TBP pela regressao logistica multipla das quatro variaveis. RESULTADOS Foram revistos 417 pacientes, 268 com TBP (47 VIH-negativos e 21 positivos) e 149 com DNT (33 VIH negativos e 8 positivos). Os valores medios das variaveis analisadas apresentaram diferencas estatisticamente significantes entre os pacientes com...(au)
Palavra-chave Tuberculose Pleural
Adenosina Desaminase
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
HIV
Idioma Português
Data de publicação 1997
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1997. 77 p. tab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 77 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18498

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta