Evolucao do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de criancas portadoras de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor

Evolucao do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de criancas portadoras de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor

Título alternativo Evolution of language and cognitive development in children with delay of neuropsychomotor development
Autor Liebentritt, Edilene Maia Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar a evolucao do desenvolvimento cognitivo e de linguagem de criancas portadoras de retardo do desenvolvimento neuropsicomotor submetidas a um metodo de terapia fonoaudiologica durante nove meses. Metodos: Inicialmente avaliamos dez criancas portadoras de Retardo do Desenvolvimento Neuropsicomotor, com Retardo de Aquisicao de Linguagem, atraves da Escala Westby. Em seguida desenvolvemos um programa de terapia fonoaudiologica enfocando cognicao e linguagem integrados, adotando uma abordagem construtivista mesclada com atividades de estimulacao de comportamento comunicativos pre-verbais e verbais. Associamos a isto um trabalho de co-participacao dos pais no processo de estimulacao das criancas tanto na terapia em si como em suas casas. Durante o processo terapeutico reavaliamos as criancas a cada tres meses pela mesma Escala utilizada na avaliacao inicial. Apos nove meses, levantamos os dados das quatro Escalas de todas as criancas. Calculamos as defasagens apresentadas para cognicao e para linguagem em relacao ao desenvolvimento normal. Calculamos tambem a defasagem entre cognitivo e linguagem. Utilizamos analises estatisticas a fim de determinar se a evolucao apresentada pelas criancas com relacao ao esperado para sua idade era significante ou nao, e para verificar se a defasagem entre o desenvolvimento cognitivo e de linguagem era ou nao significante. Resultados: As criancas submetidas a terapia fonoaudiologica proposta evoluiram significantemente tanto no aspecto da cognicao como da linguagem; cognicao e linguagem progrediram em paralelo, cognicao levemente a frente da linguagem. Esta evolucao reverteu uma tendencia de defasagem crescente, reduzindo-a para praticamente metade da defasagem inicial. Conclusoes: O trabalho terapeutico proposto surtiu efeitos significativos no desenvolvimento cognitivo e de linguagem das criancas estimuladas, revertendo a tendencia de defasagem apresentada no inicio do processo. Alem disso, ficou claro que o desenvolvimento cognitivo precede o desenvolvimento da linguagem, reforcando a importancia de se elaborar um programa de terapia que contemple ambos os aspectos quando se trata de criancas com Retardo de Linguagem
Palavra-chave Linguagem
Cognição
Patologia da Fala e Linguagem
Deficiências do Desenvolvimento
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 89 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 89 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18461

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