Avaliacao da infeccao e caracterizacao de tipos de papilomavirus humano(HPV) em gestantes infectadas pelo virus da imunodefiCiência humana(HIV-1)

Avaliacao da infeccao e caracterizacao de tipos de papilomavirus humano(HPV) em gestantes infectadas pelo virus da imunodefiCiência humana(HIV-1)

Título alternativo Detection and characterization of human papillomavirus types in pregnant women infected by the human immunodeficiency virus(HIV-1)
Autor Mota, Giana Rabello Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Os papilomavirus humanos (HPV) estao associados a diversas lesoes tumorais do trato anogenital, tanto malignas quanto benignas. Estudos demonstram que a infeccao pelo HPV vem sendo cada vez mais diagnosticada em mulheres portadoras do virus da imunodefiCiência humana (HIV), entretanto, pouco e conhecido sobre a infeccao pelo HPV em gestantes portadoras do HIV. O objetivo do presente estudo foi avaliar atraves de tecnicas de biologia molecular, a prevalencia da infeccao pelo HPV durante o periodo gestacional, e a persistencia da infeccao apos o parto em gestantes HIV positivo e gestantes HIV negativo, caracterizando os tipos de HPV encontrados. Um total de 188 gestantes HIV positivo e 99 gestantes HIV negativo, provenientes da cidade de São Paulo - SP foi submetido a coleta endocervical para pesquisa de HPV pelos metodos complementares (citopatologia e biopsia cervical dirigida por colposcopia), metodos moleculares (Captura Hibrida - II e PCR) seguido de tipagem viral do HPV por RFLP ou sequenciamento e a contagem de celulas CD4+ e da carga viral do HIV no plasma. A DNA-HPV foi detectado em 53,2 por cento das gestantes HIV positivo e 19,2 por cento das gestantes HIV negativo (p < 0,001). A infeccao persistente por HPV, definida como a deteccao do mesmo tipo de HPV na gestacao e no puerperio foi detectada em 65,6por cento das mulheres HIV positivo e 20 por cento nas mulheres HIV negativo (p < 0,001). 38,1 por cento por cento das mulheres HIV positivo tiveram infeccao persistente com HPV 16 ou HPV 18, que sao os tipos mais fortemente associados com cancer cervical. Nivel de celulas CD4+ £ 200 celulas/mm3 foi associado com alto risco para infeccao pelo HPV na gestacao. Altas taxas de infeccao pelo HPV foram evidenciadas em mulheres gravidas infectadas pelo HIV. Estes resultados demonstram a necessidade de avaliacao ginecologicas periodicas no pre-natal por metodos sensiveis, visando o diagnostico precoce da infeccao pelo HPV que esta associada a lesoes malignas da regiao cervical
Palavra-chave Papillomaviridae
Gravidez
Doenças Sexualmente Transmissíveis
HIV
Idioma Português
Data de publicação 2003
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2003. 105 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 105 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18407

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta