Memoria operacional de criancas normais e com lesoes congenitas: desenvolvimento cognitivo e reorganizacao cerebral

Memoria operacional de criancas normais e com lesoes congenitas: desenvolvimento cognitivo e reorganizacao cerebral

Título alternativo Working memory in normal and congenital brain lesions children: cognitive development and brain reorganization
Autor Santos, Flavia Heloisa dos Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo geral desta pesquisa foi investigar aspectos do desenvolvimentc da memoria operacional em criancas escolares, pre-escolares e portadoras de paralisia cerebral, atraves da analise do processamento cognitivo, da avaliacac neuropsicologica e por neuroimagem. Foram realizados quatro estudos: Estudo 1 - validacao do teste brasileiro de repeticao de pseudopalavras parE criancas (BCPR), uma versao em lingua portuguesa do CNRep, atraves dE correlacao com teste de span de digitos. Ambos os testes, BCPR e span de digitos foram avaliados em 182 criancas rurais e urbanas, de idade entre 4 e 1C anos, provenientes de diferentes estados brasileiros. Os resultados mostrararr efeito de idade, em que criancas maiores foram melhores do que as menores e de extensao em que a acuracia de repeticao declinou em pseudopalavras longas Houve alta correlacao entre o BCPR e o span de digitos ordem direta/SDE (r=0,50) e inversa/SDI (r=0,43); correlacao parcial indicou que altos escores nc BCPR estavam associados a altos escores no SDD e SDI. Estes resultados em conjunto sugerem que o BCPR e uma medida da alca fonologica, similar ac CNRep. Estudo 2 - investigacao do processo de codificacao de informacao baseada na fala atraves da analise dos erros fonemicos (substituicao, omissao e adicao) e os erros de ordem (migracao) no BCPR de 180 criancas brasileiras participantes dc experimento anterior. O erro predominante foi substituicao. O numero de erros decaiu em criancas maiores. Efeito de extensao, ou seja, mais erros em itens longos do que em itens curtos foi observado em criancas de 4 a 8 anos. Em pseudopalavras de 5 silabas os erros ocorreram principalmente no meio de estimulo, antes da silaba tonica. Substituicoes no fim do estimulo, apos a silaba tonica, foram mais frequentes do que outros tipos de erros. Ha indicacoes para que a memoria de longo prazo contribua para a manutencao do traco de memoria. Estudo 3 - investigacao da reorganizacao cerebral de criancas...(au)
Palavra-chave Memória
Ferimentos e Lesões/congênito
Idioma Português
Data de publicação 2002
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2002. 256 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 256 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18340

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