O ensino de bioquímica na graduação em Saúde: uma análise

O ensino de bioquímica na graduação em Saúde: uma análise

Título alternativo Teaching of biochemistry in undrgraduation in healyh sciencs: an analysis
Autor Ferreira Gerab, Irani Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Nildo Alves Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar a proposta do ensino de Bioquimica nos diferentes cursos de graduacao da area de Saúde nas universidades paulistanas. Foram analisados 53 cursos de 13 areas de atuacao em Saúde, oferecidos por 12 instituicoes (duas publicas e 10 particulares). Neste universo estavam envolvidos 75 docentes. Desenvolveu-se uma pesquisa de carater exploratorio com os dados sendo obtidos a partir de analise documental, aplicacao de formularios e realizacao de entrevistas com os docentes. Para analise dos dados utilizaram-se as abordagens quantitativa e qualitativa. Apos situar a Bioquimica como area de conhecimento e campo de pesquisa resgatando seus aspectos historico-evolutivos e sua insercao na proposta curricular nos cursos de graduacao em Saúde, estabeleceu-se um dialogo com os professores de Bioquimica e teoricos da Educacao que tem publicado sobre o ensino nesta area. A analise dos planos de ensino das disciplinas investigadas mostra que sua insercao curricular se da no contexto do ciclo basico de formacao profissional, com enfoque intradisciplinar e grande diversidade de carga horaria, inclusive no ambito da mesma area profissional. Existe uma tendencia a homogeneizacao dos objetivos centrando o ensino no saber bioquimico, frequentemente nao contextualizado a proposta especifica de formacao profissional. Os docentes tem um alto percentual de titulacao academica (88 por cento), colocando em destaque a disciplina em relacao aos parametros nacionais recomendados para a qualificacao do ensino superior. As entrevistas revelaram que os professores assumem a docencia como profissao, apresentando uma diversidade de motivos para a insercao no magisterio e historias singulares quanto ao preparo para ser professor. Suas concepcoes sobre ensino, aprendizagem, dificuldades e condicoes facilitadoras presentes no cotidiano docente, bem como dos atributos do bom professor de Bioquimica permitem apreender uma rede de valores, atitudes e expectativas que conferem especificidades a...(au)
Palavra-chave Bioquímica
Ensino
Saúde
Idioma Português
Data de publicação 2002
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2002. 182 p. graf.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 182 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18154

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