Perfil audiologico de estudantes da rede de ensino publico municipal de Montes Claros com baixo rendimento escolar: comparacao entre dois metodos de triagem

Perfil audiologico de estudantes da rede de ensino publico municipal de Montes Claros com baixo rendimento escolar: comparacao entre dois metodos de triagem

Título alternativo Auditive outline of public elementary school students from Montes Claros with learning disabilities: a study comparative of two hearing screening
Autor Moreira, Alice Angelica Siqueira Rocha Colares Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Verificar os indices de validade do Reflexo cocleo palpebral (RCP) e do teste com fita de video utilizados n campanha nacional Quem ouve bem aprende melhor com metodos de triagem de defiCiência auditiva em escolares da 2 serie do ensino fundamental com baixo rendimento e verifica uma possivel melhora destes indices com a associacao deste metodos. Metodos: Foi feito um estudo de caso-controle em que foram incluidas na amostra 603 criancas ente 6 e 12 anos estudantes da 2a serie do curso fundamental da rede de ensino publico municipal de Montes Claros, que apos serem submetidas a 3 processos avaliativos foram consideradas cor baixo rendimento escolar. As criancas foram submetidas a dois metodos de triagem auditiva realizados na propria escola. Em uma sala de aula com nivel de ruido ambiente controlado foi exibida uma fita de video utilizada na campanha nacional Quem ouve bem aprende melhor que contem um teste d triagem auditiva atraves de tons modulados de diferentes niveis de intensidade e respostas comportamentais, e a seguir foi feita a pesquisa do reflexo cocleo palpebral com som complexo de 100 dB NPS emitido pelo instrumento musical Agogo. 0 testes foram filmados e acompanhados por 4 observadores. A criancas que responderam a 5 ou menos estimulos sonoros n teste com fita de video e/ou que tiveram o RCP diminuido o ausente foram consideradas de alto risco para defiCiência auditiva e constituiram o grupo de casos. Entre os restantes foi eleito o grupo controle pareado aleatoriamente. Casos controles foram submetidos a exame clinico otorrinolaringologico onde foram removidas causas mecanica de hipoacusia e a seguir submetidos a realizacao d Audiometria tonal em cabina com isolamento acustico par avaliacao da acuidade auditiva. Resultados e conclusoes: analise dos resultados obtidos demonstrou uma sensibilidade de 42,8 por cento e especificidade de 84,5 por cento para o teste do RC (OR=4,06; p<0,001 ) e uma sensibilidade de 38,7 por cento especificidade de 87,7 por cento para o teste com fita de video (OR=4,49; p<0,001 ), mostrando uma similaridade entre o testes. A associacao entre os dois metodos apresentou um melhora significativa da sensibilidade que foi de 79,2 por cento especificidade de 73, 1 por cento (OR=1 0,32 por cento; p<0,001 )
Palavra-chave Estudantes
Dissertações Acadêmicas
Baixo Rendimento Escolar
Triagem/métodos
Idioma Português
Data de publicação 2002
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2002. 74 p. ilustab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 74 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18116

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta