Baixa estatura de causa nutricional: desenvolvimento psicologico e desempenho escolar entre alunos da rede publica

Baixa estatura de causa nutricional: desenvolvimento psicologico e desempenho escolar entre alunos da rede publica

Título alternativo Nutritional short stature: psychological development and performance at school among students of the public system
Autor Costa, Vania Vieira Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O objetivo deste trabalho foi o de investigar caracteristicas emocionais de criancas com deficit de crescimento (E/I £ -1,5 Z), comparando-as com o grupo controle. Foram estudadas 342 criancas na faixa etaria de 6 a 10 anos, matriculadas nas 1as e 2as. series do 1º Ciclo do Ensino Fundamental da Rede Publica Estadual - Regiao Centro-Sul de São Paulo. . 0 delineamento do estudo foi de Corte Transversal. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: Antropometria, Anamnese Familiar, Questionario do Comportamento Escolar e Teste Projetivo Desenho da Figura Humana. Os resultados demonstraram pequena prevalencia (1,7 por cento) de baixa estatura e (11,2 por cento) de deficit de crescimento entre os escolares. Encontrou-se associacao entre os grupos quanto aos seguintes aspectos: Socioeconomicos - condicoes de moradia (OR = 2,81 IC = 1,10-7,23) e escolaridade materna £ 4 anos (OR = 1,65; IC = 1,00-2,72). Biologicos - estatura materna ( OR = 1,74; IC = 1,03-2,94) e baixo peso ao nascimento (OR = 3,25; IC = 1,66-6,37). Psicologicos - uso de mamadeira (OR = 2,32; IC = 0,92-6,05), dificuldades em relacao ao apetite (OR = 1,67; IC = 1,03-2,71), atitudes inapropriadas maternas para que a crianca se alimente (OR = 1,72; IC = 1,03-2,87), presenca de habito oral tardio - succao do dedo - (OR = 3,56; IC = 1,14-11,46) e enurese (OR = 4,17; I C = 0, 90-21, 73 Pedagogicos - conforme informacao das maes e responsaveis - dificuldade escolar (OR=1,90; IC-1,17-3,09). Segundo informacoes dos professores - baixo desempenho escolar (OR = 2,25; IC = 1,37-3,73) e dificuldade escolar (OR = 2,50; IC = 1,47-4,25), nas areas de escrita (OR = 2,63; IC = 1,13-6,28) e matematica (OR = 1,85; IC = 0,97-3,50). Aspectos comportamentais - ausencia de autonomia (OR = 2,98; IC = 1,69-5,27), imaturidade (OR = 2,12; IC =0,96-4,67) sentimentos de desvalorizacao (OR = 2,86; IC = 0,93-8,89) e distracao (OR = 1,69; IC = 1,03-2,77). Na analise do Teste do Desenho da Figura Humana, nao foram encontradas associacoes estatisticamente significantes entre os grupos. Esses resultados indicam a importancia dos fatores, socioeconomicos, atitudes de pais e professores sobre o desenvolvimento psicologico de criancas acometidas pela baixa estatura, para as quais nao sao favorecidas as aquisicoes de habilidades correspondentes a fase emocional em que se encontram. Programas educativos devem ser implantados para que se viabilize a integracao de familia e escola nos cuidados com essas criancas
Palavra-chave Desenvolvimento Infantil
Transtornos do Crescimento
Criança
Aprendizagem/classificação
Idioma Português
Data de publicação 2002
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2002. 207 p. tab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 207 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17873

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