Desempenho de criancas de trinta a sessenta e cinco meses que frequentam creches e pre-escolas do municipio de Embu, no teste de vocabulario por imagem peabody

Desempenho de criancas de trinta a sessenta e cinco meses que frequentam creches e pre-escolas do municipio de Embu, no teste de vocabulario por imagem peabody

Título alternativo Children's performance from the age of thirty to sixty-five months that attend nurseries and pre-schools in Embu borough in peabody picture vocabulary test
Autor Basilio, Carmen Silvia Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Objetivo: Avaliar o desempenho de criancas de trinta a sessenta e cinco meses que frequentam Creches e Pre-Escolas do municipio de Embu, no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e os fatores associados a esse desempenho. Metodos: Delineamento do estudo - transversal analitico. Populacao: criancas de ambos os sexos de trinta a sessenta e cinco meses de idade de creches e pre-escolas do municipio de Embu, no ano de 2000; amostra probabilistica constituida por 250 criancas. Procedimentos do estudo: triagem auditiva, aplicacao do Teste de Vocabulario por Imagem Peabody e coleta de dados sociodemograficos. Variaveis do estudo: dependente: desempenho no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody; independentes: idade, tempo de escolaridade e serie da crianca e caracteristicas sociodemograficas de suas familias. Apos a exclusao de criancas que falharam na triagem auditiva, a amostra final foi constituida por 201 criancas. Analise estatistica: foi utilizado o modelo de regressao logistica. Resultados: 44,3 por cento das criancas apresentaram resultados inferiores ao esperado para a idade no Teste de Vocabulario por Imagem Peabody. Os fatores associados ao melhor desempenho no teste foram a idade da crianca e a escolaridade materna. Conclusoes: A compreensao e uma area do desenvolvimento da linguagem e os testes de vocabulario podem ser utilizados para a sua avaliacao, sendo considerados como um importante indicador desse desenvolvimento. O Teste de Vocabulario por Imagem Peabody demonstrou ser util para a avaliacao do vocabulario receptivo em grandes populacoes, mas a adaptacao brasileira, por ser recente, requer pesquisas adicionais para que os dados possam ser comparados, auxiliando a ordenacao das palavras do teste. Estes resultados poderao subsidiar acoes no sentido de uma atuacao em creches e pre-escolas integrada aos servicos de Saúde
Palavra-chave Desenvolvimento da Linguagem
Testes de Linguagem
Idioma Português
Data de publicação 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 61 p. mapastab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 61 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17722

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta