Efeitos do jejum inicial e adrenodesmedulacao, em ratos com 30 dias de idade, normais e tornados obesos pelo tratamento neonatal com glutamato monossodico(MSG)

Efeitos do jejum inicial e adrenodesmedulacao, em ratos com 30 dias de idade, normais e tornados obesos pelo tratamento neonatal com glutamato monossodico(MSG)

Título alternativo Rats treated neonataly wth glutamate monosodium presented the following alterations with of 30 days age
Autor Costa, Luciano Senti da Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Ratos tratados neonatalmente com glutamato monossodico (MSG) apresentaram com 30 dias de idade as seguintes alteracoes quando comparado com ratos do grupo controle: 1. Obesidade, decorrente de maior quantidade de gordura depositada na carcaca; 2. Diminuicao do peso corporeo; 3. Hiperinsulinemia basal; 4. Excrecao aumentada de ureia na urina acusando, provavelmente, maior degradacao proteica; 5. Normoglicemia; 6. Excrecao basal normal de nitritos e nitratos na urina; 7. Quando submetidos ao jejum de 24hs apresentaram perda rapida no conteudo de gordura na carcaca indicando maior mobilizacao lipidica que nao se intensificou durante as 24hs seguintes; 8. Apos 24 horas de jejum observou-se menor excrecao de ureia indicando menor degradacao proteica, possivelmente, devido ao aumento do tonus simpatico inibitorio sobre a proteolise muscular. No entanto, apos 48 horas de jejum este fenomeno desapareceu dando lugar a uma intensa atividade proteolitica o que, com certeza, forneceu mais substratos para a neoglicogenese hepatica e consequentemente normalizacao da glicemia basal; 9. O conteudo de nitritos e nitratos excretado pelos animais MSG, com 48 horas de jejum e oito vezes maior do que o apresentado pelos ratos controle sugerindo maior producao de oxido nitrico neste momento do jejum; 10.A hiperinsulinemia basal nos ratos MSG e revertida em funcao do jejum de 24 horas, facilitanto os processos lipoliticos e neoglicogeneticos; 11. Do exposto acima concluimos que os ratos jovens MSG apresentam mecanismos mais eficientes para recuperar a normoglicemia apos jejum de 48 horas...(au)
Palavra-chave Jejum
Obesidade
Glutamato de Sódio
Homeostase
Idioma Português
Data de publicação 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 82 p. ilustab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 82 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17637

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta