Protocolo para avaliação da compreensão de leitura em crianças deficientes auditivas

Protocolo para avaliação da compreensão de leitura em crianças deficientes auditivas

Título alternativo Protocol to evaluate reading comprehension of deaf children
Autor Garolla, Luciana Paula Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Chiari, Brasilia Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Avaliar a compreensao de leitura em deficientes auditivos de forma objetiva tem sido um desafio para os profissionais envolvidos no desenvolvimento escolar destas crianças. Este estudo teve como objetivo desenvolver um Protocolo para avaliaçao da compreensao de leitura de crianças portadoras de deficiência auditiva, avaliando separadamente as habilidades envolvidas na compreensao de leitura. Participaram deste estudo 100 crianças, sendo 50 crianças para o Grupo Controle, todas matriculadas na 28 série do 1ºgrau e avaliadas para que fosse possível o estabelecimento do nível de eficácia do Protocolo, e outras 50 crianças deficientes auditivas (Grupo de Deficientes Auditivos), de grau moderado a profundo, distribuídas entre a 3a e a 8a séries do 1ºgrau no IESP-DERDIC/PUCSP para verificaçao do nível de leitura alcançado por estes indivíduos em comparaçao ao Grupo Controle. A partir dos dados obtidos pudemos concluir que o Protocolo para Avaliaçao da Compreensao de Leitura em Crianças Deficientes Auditivas, em sua aplicaçao no Grupo Controle, demonstrou ser um instrumento passível de utilizaçao para avaliaçao das habilidades iniciais de leitura. Os resultados nos permitiram inferir se os indivíduos avaliados apresentavam ou nao nível de compreensao de leitura semelhante ao esperado para a 2a série do 1º grau. Verificamos haver disparidade entre o nível de compreensao de leitura alcançado pelo Grupo de Deficientes Auditivos e o Grupo Controle, numa defasagem de pelo menos 3 anos ao observarmos que somente a partir da 5a série o aluno deficiente auditivo apresenta nível de leitura compatível ao da 2a série do 1§grau. A aplicaçao do Protocolo nos permitiu traçar um perfil com indicativos das áreas de maior defasagem relacionadas ao processo inicial de compreensao de leitura, nos levando a repensar sobre o percurso educacional da criança deficiente auditiva. Nesse sentido acreditamos que encontrar formas de avaliaçao mais efetivas poderia ser um primeiro passo para o redirecionamento do processo de ensino dessas crianças.
Palavra-chave Surdez
Leitura
Avaliação
Idioma Português
Data de publicação 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 104 p. tabgraf.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 104 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17542

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