Insuficiência respiratória aguda associada à ingestão de drogas depressoras do sistema nervoso central

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nery, Luiz Eduardo [UNIFESP]
dc.contributor.author Homsi, Luiz
dc.contributor.author Fernandes, Ana Luisa Godoy [UNIFESP]
dc.contributor.author Santos, Manuel Lopes dos [UNIFESP]
dc.contributor.author Ratto, Octavio Ribeiro [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:24:14Z
dc.date.available 2015-06-14T13:24:14Z
dc.date.issued 1979-09-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1979000300001
dc.identifier.citation Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 37, n. 3, p. 217-229, 1979.
dc.identifier.issn 0004-282X
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/174
dc.description.abstract The study of twenty patients with poisoning by central nervous system depressant drugs is reported. The authors emphasized clinical aspects, complications and mainly the lung function impairment. Barbiturates were the most common drugs, at least in 60% of the cases, used alone or in combination with sedatives and tranquilizers. In 55% of patients the amount of the drug ingested could not be measured. In 60% of the cases we didn't know the period of time between drug ingestion by the patients and their admisson to the hospital. On admisson all patients were in coma. The coma was of varying degrees and the deeper the coma the worse was lung function and complications were more frequent. Whenever a cardiovascular collapse was present there was also a high mortality rate. The authors emphasized the importance of a follow-up of these patients in intensive care units, mainly with cardiovascular and ventilatory support. en
dc.description.abstract Os autores estudam 20 pacientes em intoxicação medicamentosa por drogas depressoras do SNC. São avaliados os dados clínicos, as complicações e, principalmente, as alterações funcionais pulmonares encontradas. Os barbitu-ratos foram implicados como agentes responsáveis, em pelo menos 65% dos casos, como droga única ou associada a tranqüilizantes e sedativos. Em 55% dos casos não houve maneira de se saber a quantidade do medicamento ingerido e em 60% dos pacientes não se soube o tempo que mediou entre a ingestão das drogas e a admissão hospitalar. Os pacientes apresentaram-se em coma, de graus variados. Quanto mais profundo foi o coma, mais acentuadas foram as alterações funcionais pulmonares, assim como, mais freqüentes foram as complicações encontradas. Nos casos em que ocorreu colapso cardiovascular houve elevada mortalidade. É preconizado o acompanhamento dos pacientes em unidade de tratamento intensivo, sendo fundamental o suporte cardio-circulatório e ventilatório. pt
dc.format.extent 217-229
dc.language.iso por
dc.publisher Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
dc.relation.ispartof Arquivos de Neuro-Psiquiatria
dc.rights Acesso aberto
dc.title Insuficiência respiratória aguda associada à ingestão de drogas depressoras do sistema nervoso central pt
dc.title.alternative Acute respiratory failure associated with administration of central nervous system depressant drugs en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Escola Paulista de Medicina Departamento de Medicina
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, EPM, Depto. de Medicina
dc.identifier.file S0004-282X1979000300001.pdf
dc.identifier.scielo S0004-282X1979000300001
dc.identifier.doi 10.1590/S0004-282X1979000300001
dc.description.source SciELO
dc.identifier.wos WOS:000208723700001



Arquivos deste item

Nome: S0004-282X1979000300001.pdf
Tamanho: 2.093Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples