Desenvolvimento do Web Site Educacional sobre intervencao de enfermagem: aspiracao de secrecoes traqueobronquicas

Desenvolvimento do Web Site Educacional sobre intervencao de enfermagem: aspiracao de secrecoes traqueobronquicas

Título alternativo Development of the Educational Web Site on nursing intervention: tracheobronchial secretion aspiration
Autor Diogo, Regina Celia dos Santos Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A Intervencao de enfermagem e uma das fases do Processo de Enfermagem e se inicia apos a enfermeira ter selecionado, entre varias alternativas, a mais efetiva para atender seu cliente/paciente em determinada situacao. Esse ato requer julgamento clinico e habilidades tecnicas aprendidas. Este estudo consistiu no desenvolvimento ativo de um web site educacional com a finalidade de ensinar, treinar e/ou reciclar os profissionais de Saúde sobre aspiracao de secrecoes pulmonares no individuo adulto atraves de sua disponibilizacao na internet. Foi adotado, como metodologia de desenvolvimento, o modelo geral de criacao de web sites sugerido por TROCHIM (1999), composto de quatro fases: conceitualizacao, desenvolvimento, implementacao e avaliacao. O conteudo do site descreve a tecnica em tres situacoes clinicas comuns da pratica, ou seja, aspiracao endotraqueal, aspiracao de traqueostomia e aspiracao nasotraqueal. Cada passo descrito contem a justificativa e uma foto que simula sua realizacao. Procurou-se abordar o assunto de maneira ampla e, como recomenda a American Association Critical Care Nursing - AACN, relaciona todos os materiais necessarios e as medidas de prevencao de infeccao. Na situacao 1, paciente intubado em ventilacao mecanica, foram levantados os cuidados com o respirador, alem de cuidados especificos com a canula de intubacao. Em todas as situacoes, foram descritas intervencoes de suporte. O assunto tambem foi inserido no contexto do processo de enfermagem, com enfase na necessidade de avaliacao do paciente antes, durante e apos a realizacao do procedimento. Para a avaliacao do programa, foi feito um teste de conhecimento em enfermagem com alunas do quarto ano de Graduacao em Enfermagem pela Unifesp e a avaliacao do conteudo e do sistema foi feito por enfermeiras e docentes especialistas em Unidade de Tratamento Intensivo UTI, Informática e fundamentos de enfermagem. Com base nos objetivos
Palavra-chave Educação Continuada
Enfermagem
Internet
Educação a Distância
Estudos de Intervenção
Idioma Português
Data de publicação 2001
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2001. 126 p. ilus.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 126 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17268

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