Plano educacional para pacientes com doenca pulmonar obstrutiva cronica: validacao de um questionario

Plano educacional para pacientes com doenca pulmonar obstrutiva cronica: validacao de um questionario

Alternative title Educacional plan for patient with chronic obstrutive pulmonary disease: questionnaire validation
Author Araujo, Patricia Daniele Piaulino de Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Introdução: Pacientes com doenca pulmonar obstrutiva cronica que frequentam programas de reabilitacao pulmonar, normalmente recebem aulas explicativas que abrangem todo o contexto da reabilitacao e de sua doenca. Esse plano de educacao tem como objetivo, fazer com que o paciente aprenda a manejar melhor a sua doenca. Objetivo: Elaborar um instrumento reprodutivel e confiavel, que viabilize a avaliacao do conhecimento dos pacientes que sao submetidos a um plano educacional. Casuistica e Metodos: Estudo prospectivo para validacao de questionario clinico, aplicado em 30 pacientes portadores de doenca pulmonar obstrutiva cronica (DPOC). As variaveis avaliadas foram as seguintes: idade, grau de instrucao, funcao cognitiva, classificacao economica, tabagismo, dados gasometricos e espirometricos. Os pacientes responderam em duas ocasioes, com intervalo de duas semanas, a um questionario criado pela autora. O tempo foi cronometrado e as duvidas levantadas pelos pacientes, anotadas. Foram analisados a reprodutibilidade e o coeficiente de concordancia. Resultados: Entre os pacientes, oito eram do sexo feminino e 22 do sexo masculino com idade media de 65 n 11,8 anos. Constatamos que 26 pacientes eram tabagistas e a media da Saúde mental foi de 24,2 n 4,4 pontos. Treze pacientes utilizavam uma media de 2,5 l/m de oxigenio por 14 horas diarias. 24 pacientes nao cursaram ou nao completaram o curso ginasial. A maioria dos pacientes (83,3 por cento) pertenciam a classe economica baixa, 66,6 por cento dos pacientes foram considerados obstrutivos graves e 40 por cento PaO2 menor que 55mmHg. O questionario apresentou uma mediana de concordancia de 84,9 por cento e Kappa na sua maioria entre O,6 e 1,0. Nenhuma das variaveis foi capaz de interferir na homogeneidade do questionario, pois nao apresentaram relevancia estatistica (p:5O,O5). O tempo medio de resposta foi de 12 minutos e 22 segundos na primeira ocasiao que os pacientes responderam o questionario e nao houve correlacao com funcao pulmonar. Conclusao: O questionario pode ser utilizado como um instrumento capaz de avaliar o grau de conhecimento dos pacientes que sao submetidos ao programa de educacao que integram os centros de reabilitacao pulmonar, pois e reprodutivel e pode ser empregado a qualquer paciente com DPOC, independente das suas caracteristicas individuais
Keywords Educação de Pacientes como Assunto
Pneumopatias Obstrutivas
Reabilitação
Language Portuguese
Date 2001
Published in São Paulo: [s.n.], 2001. 79 p. ilustab.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 79 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/17135

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