Teste de complementação de letras: estímulos para uso no Brasil

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dc.contributor.author Pompéia, Sabine [UNIFESP]
dc.contributor.author Paes, Ângela Tavares [UNIFESP]
dc.contributor.author Bueno, Orlando Francisco Amodeo [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:29:59Z
dc.date.available 2015-06-14T13:29:59Z
dc.date.issued 2003-04-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722003000100009
dc.identifier.citation Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, v. 19, n. 1, p. 65-73, 2003.
dc.identifier.issn 0102-3772
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1698
dc.description.abstract Stem-completion tests are commonly used to assess memory. In Brazil, however, there are no publications that propose adequate stimuli for use in this type of task. Our objective was to select adequate word-stems to maximize memory assessment using this task in Brazil. We obtained chance-completion profiles of 137 word-stems that completed at least 10 common words in Portuguese from Brazil and manipulated factors that could influence memory estimates using these stems. We found that depending on the chance-completion of the most frequently used word to complete a stem it is not possible to show memory effects; that is, completion with familiar stimuli (seen before) is not distinguishable from baseline. Guidelines are proposed for the selection of adequate stems and stimuli to maximize the acquisition of memory estimates using indirect stem-completion tasks. en
dc.description.abstract Testes de complementação de letras (em inglês ''stem-completion tests'') são amplamente utilizado na literatura internacional para avaliar memória. Não existem no Brasil, porém, trabalhos que propõem estímulos adequados para uso nesse tipo de teste. O objetivo do presente experimento foi selecionar conjuntos de três letras (tríades) que completam palavras em português do Brasil adequadas para maximizar a verificação de memória. Foram obtidos padrões de complementação ao acaso de 137 tríades que completam pelo menos 10 outras palavras comuns em nosso idioma e manipulados fatores que poderiam influenciar nas estimativas de memória usando essas tríades. Verificou-se que, dependendo da probabilidade de complementação das tríades com a palavra mais freqüentemente utilizada ao acaso, não é possível verificar efeitos de memória; ou seja, a taxa de complementação de estímulos familiares (previamente expostos) não é distinguível da linha de base. Foram propostas diretrizes para a seleção de tríades e estímulos adequados para maximizar a obtenção de índices de memória em testes indiretos de complementação. pt
dc.format.extent 65-73
dc.language.iso por
dc.publisher Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
dc.relation.ispartof Psicologia: Teoria e Pesquisa
dc.rights Acesso aberto
dc.subject memory en
dc.subject stem-completion en
dc.subject direct tests en
dc.subject indirect tests en
dc.subject memória pt
dc.subject complementação pt
dc.subject testes indiretos pt
dc.subject testes diretos pt
dc.title Teste de complementação de letras: estímulos para uso no Brasil pt
dc.title.alternative Word-stem completion: stimuli for use in Brazil en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Instituto Dante Pazzanese
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Instituto Dante Pazzanese
dc.identifier.file S0102-37722003000100009.pdf
dc.identifier.scielo S0102-37722003000100009
dc.identifier.doi 10.1590/S0102-37722003000100009
dc.description.source SciELO



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Name: S0102-37722003000100009.pdf
Size: 146.9Kb
Format: PDF
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