Exame fisico na crianca: uma contribuicao para o ensino de semiologia na enfermagem

Exame fisico na crianca: uma contribuicao para o ensino de semiologia na enfermagem

Título alternativo Physical exam of the child: a contribuition to the semiologynteaching in nursing
Autor Luizari, Marisa Rufino Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A presente pesquisa trata-se de um estudo descritivo sobre o ensino do exame fisico da crianca que tem como objetivos verificar como o aluno realizou este exame quanto a utilizacao do material, sequencia e interacao com a crianca; identificar o grau de complexidade das acoes e analisar as fases da motivacao e do desempenho da aprendizagem do ensino teorico pratico do exame fisico da crianca de acordo com o referencial de GAGNE (l974). A populacao deste estudo foi constituida de alunos do curso de graduacao em Enfermagem da disciplina de Semiologia e Semiotecnica. Os dados foram coletados por meio da observacao da execucao do exame fisico da crianca pelo aluno, e de formularios com questoes abertas e semi-estruturadas no periodo de outubro de 1999 a janeiro de 2000. Os principais resultados desta investigacao demonstraram que a maioria dos alunos estavam motivados, que utilizaram os materiais e realizaram a sequencia e a interacao com a crianca satisfatoriamente. A classificacao do desempenho observado como satisfatorio e a interpretacao do grau de complexidade dos alunos mostraram que as tecnicas de verificacoes dos dados antropometricos quando comparadas com as tecnicas de verificacoes dos sinais vitais foram consideradas as mais faceis de serem realizadas e aprendidas, e ainda que, a inspecao foi a mais facil de ser realizada e aprendida quando comparadas com as tecnicas de percussao, palpacao e ausculta, sendo esta ultima a mais dificil de ser realizada e aprendida
Palavra-chave Exame Físico
Enfermagem Pediátrica
Ensino
Idioma Português
Data de publicação 2000
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2000. 127 p. tab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 127 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16810

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta