Análise de sons não verbais sobrepostos por escolares: influência dos distúrbios da comunicação e da audição

Análise de sons não verbais sobrepostos por escolares: influência dos distúrbios da comunicação e da audição

Título alternativo Analysis of non verbal sounds presented simultaneously to school children with and without speech language, and hearing disorders
Autor Lemos, Stela Maris Aguiar Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Pereira, Liliane Desgualdo Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O presente estudo teve como objetivo, caracterizar a habilidade de figura-fundo para sons nao verbais, em individuos com e sem evidencia de disturbios do processamento auditivo central e comparar o desempenho dos individuos no teste Nao Verbal de Escuta Direcionada. Foram avaliados 245 individuos, na faixa etaria de 7 a 10 anos de idade reunidos em dois grupos: Grupo I, constituido por individuos sem evidencia de disturbios da comunicacao humana e de disturbios do processamento auditivo central, e, Grupo II, constituido por individuos com disturbios da comunicacao humana e disturbios do processamento auditivo central. Os resultados obtidos no teste Nao Verbal de Escuta Direcionada de cada grupo, foram analisados segundo as variaveis sexo, faixa etaria em cada etapa do teste, e posteriormente comparados entre si. A analise dos resultados obtidos pelos individuos do grupo I revelou na etapa de atencao livre simetria de respostas e nas etapas de escuta direcionada, habilidade em direcionar a atencao para o lado da orelha solicitado. Ja a analise dos resultados do grupo II, revelou nas tres etapas do teste grande variabilidade dos resultados e presenca de inversoes nas etapas de escuta direcionada. Contudo, a comparacao entre os resultados dos dois grupos, revelou diferencas estatisticamente significantes, quanto a variacao dos resultados em todas as etapas do teste para todas as faixas etarias
Palavra-chave Percepção auditiva
Audição
Transtornos da comunicação
Idioma Português
Data de publicação 2000
Publicado em São Paulo: [s.n.], 2000. 201 p. tabgraf.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 201 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16774

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