Módulos auto-instrucionais no laboratório de Enfermagem em Centro Cirúrgico

Módulos auto-instrucionais no laboratório de Enfermagem em Centro Cirúrgico

Título alternativo Self-instruction block in surgical Center Nursing Laboratories
Autor Coutinho, Raquel Machado Cavalca Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Friedlander, Maria Romana Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Realizou-se um estudo quase-experimental entre os 44 alunos do 6º semestre de graduacao da disciplina Enfermagem em Centro Cirurgico, de uma faculdade privada do Municipio de São Paulo. O objetivo foi avaliar a aplicacao de modulos auto-instrucionais para treinamento da paramentacao cirurgica no Laboratorio de Enfermagem em Centro Cirurgico (LECC), por meio do desempenho motor, do conhecimento adquirido e da opiniao dos alunos quanto ao ensino atraves dos modulos. A coleta dos dados foi feita em dois momentos: no LECC e em campo de estagio. Os resultados encontrados foram: a) melhora estatisticamente significativa do desempenho das alunas antes e apos o treinamento no LECC, com diminuicao do numero de erros e do tempo despendido no estagio; b) houve aprendizagem teorica da paramentacao cirurgica, uma vez que as notas aumentaram; c) nao houve correlacao estatisticamente significativa entre as variaveis idade, grupos de estagio, numero de erros, tempo gasto, notas das avaliacoes e numero de treinamentos realizados pelos alunos; isto traduz que a metodologia procurou estrategias que permitiram transmitir conhecimentos de maneira equivalente; d) houve correlacao significativa entre os grupos e o estagio, o grupo nº 3 apresentou melhor performance, pelo fato de ser o ultimo grupo que estagiou, teve um maior tempo disponivel para treinar no LECC; e) a opiniao dos alunos quanto ao uso dos modulos auto-instrucionais foi muito favoravel, indicando que os recursos contidos nos modulos foram eficazes no processo ensino-aprendizagem
Palavra-chave Centro Cirúrgico Hospitalar
Enfermagem de Centro Cirúrgico
Instrução Programada
Idioma Português
Data de publicação 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 114 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 114 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16354

Exibir registro completo




Arquivo

Arquivo Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta