Desempenho de pre-escolares em provas de reconhecimento e nomeacao segundo a classificacao social e o sexo

Show simple item record

dc.contributor.author Paura, Andrea Carla [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-12-06T23:00:27Z
dc.date.available 2015-12-06T23:00:27Z
dc.date.issued 1999
dc.identifier.citation São Paulo: [s.n.], 1999. 80 p.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16353
dc.description.abstract Com o objetivo de verificar a existencia de diferenca no desempenho de pre-escolares em quatro diferentes Classes Sociais nas Provas de Reconhecimento e Nomeacao (PRN) de Cores, Formas, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal, estudei uma amostra constituida por 83 pre-escolares (41 meninos e 42 meninas) na faixa etaria de cinco anos completos, da Rede Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Marilia- SP. Considerou-se como criterio de inclusao na amostra passar no procedimento de Triagem Auditiva A analise estatistica dos resultados revelou que: 1. Houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: quando comparadas as frequencias de ocorrencia de erros dos meninos na Prova de Reconhecimento de Formas, entre as Classes Sociais II e IV, II e V- e das meninas, entre as Classes II e III, II e V e IV e V; na comparacao da frequencia de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao de Formas para as meninas de Classe II, III e IV; 2. Nao houve diferenca estatisticamente significante no desempenho de pre-escolares: na frequencia de ocorrencia de erros entre as Classes Sociais nas PRN de Cores, Tamanho, Quantidade, Tempo, Espaco e Esquema Corporal em ambos os sexos- na comparacao da frequencia I de ocorrencia de erros entre as Provas de Reconhecimento e Nomeacao para cada Classe Social e quando comparada frequencia de ocorrencia de erros entre os sexos. 3. Os resultados mostraram uma tendencia para ocorrencia de erros: nas Classes Sociais mais baixas; em Provas de Nomeacao; no sexo feminino pt
dc.format.extent 80 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso restrito
dc.subject Linguagem Infantil pt
dc.subject Desempenho Psicomotor pt
dc.subject Pré-Escolar pt
dc.subject Fonoterapia pt
dc.title Desempenho de pre-escolares em provas de reconhecimento e nomeacao segundo a classificacao social e o sexo pt
dc.title.alternative Performance of child preschool in recognition test by social and sexual classification en
dc.type Dissertação de mestrado
dc.identifier.file epm-016062.pdf
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Medicina pt



File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account