Estudo do conteúdo relacionado a nutrição em livros didáticos de Ciências utilizados no ensino fundamental brasileiro

Estudo do conteúdo relacionado a nutrição em livros didáticos de Ciências utilizados no ensino fundamental brasileiro

Título alternativo Study of the nutrition-related content of school books for teaching od sciences used in basic education in Brasil
Autor Gaglianone, Cristina Pereira Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Lopez, Fábio Ancona Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo O Brasil vive uma realidade de contrastes, convivendo com a desnutricao e anemia, ocasionadas pela carencia de nutrientes, e doencas cardiovasculares, tipicas de paises desenvolvidos. O consumo alimentar inadequado esta associado tanto as defiCiências nutricionais quanto ao risco de desenvolvimento das doencas cronico degenerativas. Atraves da educacao nutricional a populacao tem acesso a informacoes no campo da nutricao e e estimulada a adotar praticas alimentares saudaveis. Como nao existe, em nosso pais, um programa oficial de Educacao Nutricional para escolas este assunto tem sido abordado como parte do conteudo da disciplina de Ciências, onde o livro didatico tem representado importante instrumento no processo ensino-aprendizagem. Realizamos este estudo com o objetivo de avaliar o conteudo relacionado a nutricao nos livros didaticos de Ciências, recomendados pelo MEC para o ano letivo de 1999 para o Ensino Fundamental, usando como referencia os Parametros Curriculares Nacionais -MEC. Avaliamos 23 livros didaticos de Ciências, exemplar do professor, utilizados nos quatro ciclos do Ensino Fundamental, sendo os conteudos agrupados em tres blocos tematicos: Ambiente, Saúde e Tecnologia e Sociedade. Observamos que a abordagem da fisiologia humana e relacao entre os seres vivos atraves da alimentacao foram bastante explorados. Entretanto diversos conteudos recomendados pelos PCNs nao estavam presentes ou foram abordados de forma inadequada, especialmente os relacionados ao valor nutritivo dos alimentos, necessidades nutricionais e caracterizacao da alimentacao saudavel. O impacto ambiental da exploracao alimentar, o papel da cultura e preferencias nas escolhas alimentares, e abordagem das vantagens e desvantagens do consumo de alimentos industrializados, requerem discussao mais cuidadosa. Por outro lado observamos a presenca de informacoes desatualizadas sobre funcao dos nutrientes. Apesar dos conceitos adequados sobre a funcao dos carboidratos, proteinas e lipidios, observamos uma tendencia a supervalorizacao do alimento de origem animal, rico em proteinas, e associacao do carboidratos a obesidade, podendo ocasionar uma concepcao inadequada da dieta saudavel. Concluimos que ha necessidade de um trabalho de revisao e atualizacao dos livros avaliados, com a correcao dos problemas apontados. Sugerimos inclusao de conteudos basicos e complementares, e dos novos conhecimentos, no exemplar destinado ao professor, favorecendo a melhor abordagem ...(au)
Palavra-chave Nutrição em Saúde Pública
Educação Alimentar e Nutricional
Idioma Português
Data de publicação 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 112 p. tab.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 112 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16318

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