O uso de indicadores de desempenho institucional na avaliacao de cursos tecnicos de enfermagem

O uso de indicadores de desempenho institucional na avaliacao de cursos tecnicos de enfermagem

Título alternativo The use of institutional performance indicators in the evaluation of nursing technical courses
Autor Narchi, Nadia Zanon Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo Trata-se de estudo multicaso, descritivo e quanti-qualitativo que teve como objetivos avaliar e descrever o nivel de ensino dos cursos tecnicos de enfermagem das escolas da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo por indicadores de desempenho institucional e estabelecer relacao entre os resultados da pesquisa com os dados relativos a avaliacao da estrutura e do processo dos cursos, realizada previamente. Os indicadores adotados foram desempenho de formandos em prova de avaliacao cognitiva, percepcao de formandos e de egressos quanto a preparacao profissional que receberam e percepcao de enfermeiros quanto ao desempenho dos tecnicos de enfermagem. Os sujeitos constituiram um grupo de 94 formandos e 17 egressos dos cursos tecnicos e sete enfermeiros do mercado de trabalho. Para campo de estudo foram escolhidas duas das 14 escolas tecnicas usadas no estudo anterior e que mantem o curso tecnico de enfermagem. Os resultados mostraram que os objetivos pretendidos foram alcancados e que o ensino foi influenciado por diversos fatores, Constatou-se que a eficacia de uma escola profissionalizante relaciona-se nao somente a forma como ela administra sua estrutura fisica, material e organizacional como tambem a maneira como estabelece relacao efetiva com o mercado de trabalho e ao modo como valoriza, estimula e desenvolve a competencia de seu corpo docente. Provou-se que os professores, apenas por sua competencia e independentemente dos recursos fisicos e materiais, fizeram melhorar a qualidade de um curso. Todos os indicadores mostraram-se essenciais, havendo ainda a necessidade de acrescentar, em estudos avaliativos similares, parametros relacionados ao desempenho dos docentes e dos campos de estagio. Palavras-chave: Avaliacao; Enfermagem; Ensino; Desenvolvimento institucional
Palavra-chave Avaliação
Enfermagem
Ensino
Desenvolvimento Institucional
Idioma Português
Data de publicação 1999
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1999. 178 p. ilus.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 178 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Tese de doutorado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/16117

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