Programa educacional em multimidia para apoio a orientacao terapeutica nao farmacologica a pacientes portadores de hipertensao arterial sistemica

Programa educacional em multimidia para apoio a orientacao terapeutica nao farmacologica a pacientes portadores de hipertensao arterial sistemica

Autor Salvador, Maria Elisabete Autor UNIFESP Google Scholar
Resumo A qualidade das orientacoes aos pacientes portadores de hipertensao arterial sistemica (HAS) e de fundamental importancia para a obtencao de melhores resultados terapeuticos. Sabe-se que diversos fatores relacionados aos habitos e estilo de vida possuem grande influencia no tratamento da HAS, sobretudo no que se refere a terapeutica nao farmacologica. O esclarecimento e o conhecimento por parte dos pacientes sobre a sua patologia e seus fatores relacionados podem ser considerados fortes alicerces para um adequado controle, tratamento e aderencia. As instrucoes medicas verbais, campanhas de divulgacao e manuais de instrucao nem sempre alcancam o objetivo de transferir de forma efetiva as informacoes necessarias aos pacientes. Uma tecnologia que vem se firmando como metodo alternativo de ensino sao os aplicativos interativos de computador que, com o auxilio da multimidia, tem o poder de fornecer ao usuario participacao ativa no processo de aprendizado, qualidade inexistente nos videos educativos, folhetos explicativos e manuais. O objetivo deste estudo foi, portanto, desenvolver uma base de conhecimento sobre os fatores de risco associados a HAS para pacientes e a populacao em geral e construir um aplicativo utilizando recursos de multimidia com base na metodologia de desenvolvimento de aplicativos. Foram entrevistados 97 pacientes hipertensos para conhecermos o nivel de informacao que detinham com relacao a HAS. Atraves das entrevistas com cinco medicos especialistas e da compilacao da literatura, a base de conhecimento sobre os fatores de risco associados a HAS foi elaborada e dividida em nove modulos: odefinicao de HASo, odietao, osalo, oobesidadeo, oatividade fisicao, ocolesterolo, ofumoo, oestresseo e odisturbios do sonoo. Baseado em uma metodologia apropriada para a criacao de aplicativos multimidia que planeja, organiza, cadastra, cobra, verifica e avalia, o programa educacional foi construido apresentando 90 animacoes, 200 ilustracoes, 12 videos, 10 imagens, 27 efeitos sonoros, 33 efeitos musicais e 95 narracoes em meio digital e gravado em midia digital do tipo compact disc read-only memory (CD-ROM) com 478 Megabytes (Mb) de espaco em disco rigido. Em conclusao, foi possivel desenvolver um aplicativo educacional para a orientacao nao farmacologica de pacientes com HAS, contendo recursos de multimidia, com a utilizacao de uma metodologia especifica que propiciou apoio e orientacao para o gerenciamento da elaboracao deste osoftwareo. Este programa educacional tem o potencial de tornar-se um importante instrumento de apoio a terapeutica e a aderencia ao tratamento dos pacientes portadores desta patologia, bem como a orientacao a populacao em geral
Palavra-chave Educação de Pacientes como Assunto
Hipertensão
Software
Idioma Português
Data de publicação 1997
Publicado em São Paulo: [s.n.], 1997. 63 p.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 63 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/15418

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