Auto-estima dos alunos de graduação de enfermagem

Show simple item record

dc.contributor.author Vianna, Lucila Amaral Carneiro [UNIFESP]
dc.contributor.author Bomfim, Graziela Fernanda Teodoro [UNIFESP]
dc.contributor.author Chicone, Gisele [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:29:49Z
dc.date.available 2015-06-14T13:29:49Z
dc.date.issued 2002-10-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.5935/0034-7167.20020065
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 55, n. 5, p. 503-508, 2002.
dc.identifier.issn 0034-7167
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1540
dc.description.abstract This study evaluates the self-esteem of undergraduate students of nursing, that through a workshop developed mechanisms for improving their self-esteem, considering that this is the most propitious time for students to multiply health care actions. METHODOLOGY: the research was carried out with 156 undergraduate students of the third year. Socio-drama techniques of Neurolinguistics were used and the evaluation was done according to Minayo. It was possible to observe that students usually confuse self-esteem and self-image, and that both are stereotyped for for men and women. As nurses are always worried about the clientlpatient's life quality, they neglect themselves. ln this case, the Workshops were essential for the students to rescue interior knowledge about themselves, and to realize that in order to take good care of clients / patients, they must be physically and psychologically healthy. en
dc.description.abstract El estudio evalúa la autoestima de los alumnos de enfermería, a través de talleres desarrollaron mecanismos para mejorar la autoestima. Se cree que sería la etapa más propicia para transformarse en agentes multiplicadores de las acciones de salud. METODOLOGÍA: Fue ejecutado con 156 alumnos dei tercer afio. Se utilizaron las técnicas dei socio drama, neurolinguística y la evaluación que elaborada según Minayo. Los resultados demostraron que la autoestima normalmente es confundida con auto imagen que estos son estereotipados y por ambos sexo. El profesional de Enfermería descuida de si misma por encontrarse y preocupada con el bienestar y la calidad de vida dei paciente / cliente. En este estudio, el taller fue esencial porque permitió a los alumnos conocerse a sí mismos, y que para brindar atención eficaz a los pacientes/clientes, deben gozar de buena salud física y psicológica. es
dc.description.abstract Este estudo avalia a auto-estima dos alunos de Graduação em Enfermagem, que por meio da Oficina desenvolvem mecanismos para melhoria da auto-estima, acreditando ser a fase mais propícia para se tornarem multiplicadores das ações de saúde. METODOLOGIA: foi realizado com 156 alunos do 3º ano. Foram utilizadas técnicas do sociodrama, da neurolingüística e a avaliação foi elaborada segundo Minayo. Foi possível verificar que a auto-estima é normalmente confundida com a auto-imagem e estas são estereotipadas, em ambos os sexos. Por estar voltado e preocupado com o bem estar e a qualidade de vida do cliente / paciente, o profissional de enfermagem negligencia a si próprio. Neste caso, a Oficina, foi essencial para que os alunos pudessem resgatar maior conhecimento interior sobre si, e que para prestar assistência eficaz aos clientes/pacientes, devem estar saudáveis física e psicologicamente. pt
dc.format.extent 503-508
dc.language.iso por
dc.publisher Associação Brasileira de Enfermagem
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject self-esteem en
dc.subject self-image en
dc.subject nursing students en
dc.subject nursing undergraduation en
dc.subject auto-estima pt
dc.subject auto-imagem pt
dc.subject alunos de enfermagem pt
dc.subject graduação de enfermagem pt
dc.title Auto-estima dos alunos de graduação de enfermagem pt
dc.title.alternative Self-steem of undergratuate students of nursing en
dc.title.alternative Autoestima de los alumnos de graduación en enfermería es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) EPM
dc.description.affiliation UNIFESP-EPM
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Enfermagem da UNIFESP, EPM
dc.identifier.file S0034-71672002000500004.pdf
dc.identifier.scielo S0034-71672002000500004
dc.identifier.doi 10.5935/0034-7167.20020065
dc.description.source SciELO



File

Name: S0034-71672002000500004.pdf
Size: 877.8Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account