Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue

Utilização do brinquedo terapêutico, como um instrumento de intervenção de enfermagem, no preparo de crianças submetidas a coleta de sangue

Alternative title The use of a therapeuthic toy as an instrument of nursing intervention when preparing the child to blood collection
Utilización de un juguete terapeutico como un instrumento de intervención de enfermería, en el preparo de niños sometidos a la colecta de sangre
Author Ribeiro, Patrícia De Jesus Autor UNIFESP Google Scholar
Sabatés, Ana Llonch Google Scholar
Ribeiro, Circéa Amalia Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade de Guarulhos
Abstract This study is almost an experiment with the objective to verify the effect of the Therapeutic Play on preschool children during blood collect for laboratory tests. The sample consisted of 42 children divided into control and experimental groups. All the children had their behavior observed and only the children of the experimental group were prepared for the Therapeutic Play. The results were analyzed comparing the children's behavior with the groups and showed that arrangement with the Therapeutic Play was effective in the comprehension of the procedure and in the control of their behavioral reactions.

Este estudio es un casi-experimento que tuvo como objetivo verificar el efecto de la aplicación del Juguete Terapeutico sobre el comportamiento de niños pre-escolares, durante la colecta de sangre para examines laboratoriales. La muestra se constituyó de 42 niños divididos en dos grupos: de control y experimental. Todos los niños tuvieron un comportamiento observado, siendo solo los del grupo experimental preparados con el uso del Juguete Terapeutico. Los resultados fueron analisados comparándose el comportamiento de los niños de los dos grupos y demonstraron que el preparo con el Juguete Terapeutico fue eficaz en la compreensión y en el control de sus reacciones comportamentales durante el mismo.

O estudo é um quase-experimento, que teve como objetivo verificar o efeito da aplicação do Brinquedo Terapêutico sobre o comportamento de crianças pré-escolares, durante a coleta de sangue para exames laboratoriais. A amostra constituiu-se de 42 crianças divididas nos grupos controle e experimental. Todas as crianças tiveram seu comportamento observado, sendo apenas as do grupo experimental preparadas com o uso do Brinquedo Terapêutico. Os resultados foram analisados comparando-se o comportamento das crianças dos dois grupos e demonstraram que o preparo com o Brinquedo Terapêutico foi eficaz na compreensão do procedimento e no controle de suas reações comportamentais.
Keywords Pediatric nursing
Play and playthings
Child behavior
Enfermagem pediátrica
Jogos e brinquedos
Comportamento infantil
Language Portuguese
Date 2001-12-01
Published in Revista da Escola de Enfermagem da USP. Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, v. 35, n. 4, p. 420-428, 2001.
ISSN 0080-6234 (Sherpa/Romeo)
Publisher Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
Extent 420-428
Origin http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342001000400016
Access rights Open access Open Access
Type Article
SciELO ID S0080-62342001000400016 (statistics in SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1294

Show full item record




File

Name: S0080-62342001000400016.pdf
Size: 1.205Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account