Investigação e controle de epidemia de escabiose: uma experiência educativa em aldeia indígena

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dc.contributor.author Lofredo, Sonia Maria
dc.contributor.author Oliveira, Cândida Bernadete de
dc.contributor.author Rodrigues, Douglas [UNIFESP]
dc.contributor.author Pereira, Isabel Maria Teixeira Bicudo
dc.contributor.author Maeda, Solange Miki [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:29:26Z
dc.date.available 2015-06-14T13:29:26Z
dc.date.issued 2001-07-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0104-12902001000100006
dc.identifier.citation Saúde e Sociedade. Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública., v. 10, n. 1, p. 65-86, 2001.
dc.identifier.issn 0104-1290
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1201
dc.description.abstract This work reports on an epidemic of scabies in a village of the tribe Panará, located in Xingu, Mato Grosso, Brazil. The educational strategies utilized and the difficulties found to obtain the adhesion of the comunity for the therapeutics actions, essentials to the control of the epidemic are discussed. These strategies, based on an conceptual framework for education in health rooted on the respect for the knowledge, values and necessities of the group, considered the participation of the comunity an essential element for the the adjustment of the initial plan. The actions and combined decisions of health profissionals, local leaderships and target population, made possible the investigation and the control of the epidemic. en
dc.description.abstract Este trabalho refere-se ao controle de uma epidemia de escabiose em aldeia da tribo Panará, localizada no Xingu, Estado do Mato Grosso, Brasil. Descreve as dificuldades encontradas, decorrentes das diferenças culturais entre os investigadores e a população, o processo de conscientização do problema e a participação de toda comunidade no controle da epidemia de escabiose. Relata estratégias de cunho educativo utilizadas e as dificuldades encontradas para conseguir a adesão da comunidade às ações terapêuticas, essenciais ao controle e eliminação da epidemia. Essas estratégias, alicerçadas no ideário da educação em saúde e de respeito aos conhecimentos, valores e necessidades do grupo, previam a participação da comunidade como elemento essencial à consecução dos objetivos dos profissionais de saúde. Elas determinaram o redirecionamento do plano de ação inicial que, por meio de ações conjuntas dos profissionais de saúde, lideranças locais e população alvo, permitiu investigar e controlar a situação inicialmente encontrada. pt
dc.format.extent 65-86
dc.language.iso por
dc.publisher Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.Associação Paulista de Saúde Pública.
dc.relation.ispartof Saúde e Sociedade
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Brazilians indians en
dc.subject epidemic en
dc.subject scabies en
dc.subject health community agent en
dc.subject health promotion en
dc.subject health education en
dc.subject índios pt
dc.subject epidemia pt
dc.subject escabiose pt
dc.subject agente comunitário de saúde pt
dc.subject promoção da saúde pt
dc.subject educação em saúde pt
dc.title Investigação e controle de epidemia de escabiose: uma experiência educativa em aldeia indígena pt
dc.title.alternative Investigation and control of scabies epidemics: an educative experience in an indigene village en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution FUNAI Departamento de Saúde
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.institution Universidade de São Paulo (USP)
dc.description.affiliation FUNAI Departamento de Saúde
dc.description.affiliation UNIFESP Projeto Xingu da Unidade de Saúde e Meio Ambiente
dc.description.affiliation USP Faculdade de Saúde Pública Departamento de Prática de Saúde Pública
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Projeto Xingu da Unidade de Saúde e Meio Ambiente
dc.identifier.file S0104-12902001000100006.pdf
dc.identifier.scielo S0104-12902001000100006
dc.identifier.doi 10.1590/S0104-12902001000100006
dc.description.source SciELO



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Name: S0104-12902001000100006.pdf
Size: 62.38Kb
Format: PDF
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