Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico

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dc.contributor.author Martins, Maria do Rosário
dc.contributor.author Ribeiro, Circéa Amalia [UNIFESP]
dc.contributor.author Borba, Regina Issuzu Hirooka de [UNIFESP]
dc.contributor.author Ohara, Conceição Vieira da Silva [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:29:22Z
dc.date.available 2015-06-14T13:29:22Z
dc.date.issued 2001-04-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692001000200011
dc.identifier.citation Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 9, n. 2, p. 76-85, 2001.
dc.identifier.issn 0104-1169
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1145
dc.description.abstract This exploratory - descriptive study aims at elaborating a protocol, using therapeutic play, for the preparation of preschool children to venous puncture and also at testing its efficiency and applicability. The children that attended the play session were more cooperative when they were punctured. They understood the need and technical aspects of this clinical procedure; manifested their feelings, elaborated familiar and hospital situations that resulted in a better relationship with the other children and the nursing team. Authors concluded that this protocol is feasible and useful and suggested that it should be incorporated in the nursing care plan to hospitalized children. en
dc.description.abstract Este trabajo de tipo exploratorio descriptivo consiste en la elaboración de un protocolo utilizando el juguete terapéutico para preparar niños preescolares para la punción venosa y su aplicación en algunos niños, con el sentido de verificar su aplicabilidad. Los niños que fueron sometidos a la sesión del juguete, se tornaron más cooperativos durante la punción venosa; comprendieron la necesidad y la técnica de los procedimientos; exteriorizaron sentimientos; elaboraron situaciones familiares y hospitalarias y empezaron a relacionarse mejor con los otros niños y con el equipo de enfermería. Consideramos que éste protocolo es factible y util; sugerimos que el mismo pase a integrar el plan de atención de enfermería a los niños hospitalizados. es
dc.description.abstract Este trabalho, do tipo exploratório descritivo, consiste na elaboração de um protocolo utilizando brinquedo terapêutico para preparar crianças pré-escolares que seriam submetidas à punção venosa, assim como testá-lo em algumas crianças para verificar sua aplicabilidade e eficiência. As crianças submetidas à sessão do brinquedo, tornaram-se mais cooperativas durante a punção venosa; compreenderam a necessidade e a técnica dos procedimentos; exteriorizaram sentimentos; elaboraram situações familiares e hospitalares, passando a relacionar-se melhor com as outras crianças e com a equipe de enfermagem. Consideramos que este protocolo é factível e útil; sugerimos que integre o plano de assistência de enfermagem a crianças hospitalizadas. pt
dc.format.extent 76-85
dc.language.iso por
dc.publisher Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
dc.relation.ispartof Revista Latino-Americana de Enfermagem
dc.rights Acesso aberto
dc.subject play and playthings en
dc.subject clinical procedures en
dc.subject pediatric nursing en
dc.subject jogos e brinquedos pt
dc.subject procedimentos clínicos pt
dc.subject enfermagem pediátrica pt
dc.title Protocolo de preparo da criança pré-escolar para punção venosa, com utilização do brinquedo terapêutico pt
dc.title.alternative Protocol for the preparation of preschool children to venous puncture using therapeutic play en
dc.title.alternative Protocolo de preparación de niños en edad preescolar para la punción venosa con utilización del juguete terapeutico es
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Hospital Universitário Regional de Maringá
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Hospital Universitário Regional de Maringá
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Enfermagem
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Enfermagem
dc.identifier.file S0104-11692001000200011.pdf
dc.identifier.scielo S0104-11692001000200011
dc.identifier.doi 10.1590/S0104-11692001000200011
dc.description.source SciELO



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Name: S0104-11692001000200011.pdf
Size: 281.2Kb
Format: PDF
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