O ensino sobre o sistema único de Saúde na graduação em fisioterapia: a ótica dos coordenadores de curso

O ensino sobre o sistema único de Saúde na graduação em fisioterapia: a ótica dos coordenadores de curso

Autor Fecury Júnior, Ademar Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o ensino do Sistema Único de Saúde (SUS), na graduação em Fisioterapia, sob a ótica de coordenadores de curso, na cidade de São Paulo. A partir de um referencial teórico fundamentado na história da Fisioterapia, no seu ensino de graduação e na contextualização do Sistema Único de Saúde, delineou-se uma metodologia envolvendo a realização de entrevistas semi-estruturadas com 12 coordenadores dos cursos de Fisioterapia, da cidade de São Paulo. Os dados captados foram considerados a partir da análise de conteúdo, configurando-se como eixos analíticos: conhecendo os coordenadores de curso de Fisioterapia: significado do SUS; o fisioterapeuta no SUS; caracterização do ensino sobre o Sistema de Saúde em cursos de Fisioterapia e o ensino do SUS nos cursos de Fisioterapia. A discussão dos resultados permite afirmar que a vivência da formação em meio às lutas de consolidação do próprio SUS, parece de constituir em desafio na medida em que são demandadas mudanças no âmbito da graduação para que os profissionais estejam sintonizados e articulados em torno dos princípios de uma Saúde Pública de qualidade. Os coordenadores ao situarem suas concepções e descreverem o ensino do SUS, na graduação em Fisioterapia, apontaram dificuldades: a complexidade do próprio SUS; a não inserção do fisioterapeuta nas unidades básicas de saúde, corroborando a uma percepção de distanciamento das questões da atenção da atenção básica à saúde; a formação docente para o ensino e mobilização dos estudantes, com vistas à aprendizagem do SUS e às próprias expectativas discentes quanto à formação em Fisioterapia. Identifica-se que o atual momento da graduação em Fisioterapia constitui-se importante cenário a ser transformado, envolvendo professores e alunos em práticas mais transversais e significativas no decorrer do curso

This inquiry has aim to know the teaching of the Single Health System (SUS), in the graduation im Physiotherapy, under the new of coordinators of course, in the city of São Paulo. From a theoretical referencial ystem based on the history of the Physiotherapy, on his teaching of graduation and on the contextualization of the Single Health System, it outlined a methodology wrapping to realization of interviews semi-structured with 12 coordinators of the courses of Physiotherapy, of the city of São Paulo. The caught data were considered from the analysis of content, being shaped like analytical exles: knowing the coordinators of course of Physiotherapy; meaning of the SUS; the physiotherapy in the SUS; characterization of the teaching on the Single Health System of Physiotherapy and the teaching of the SUS in the courses of Physiotherapy. It allows the discussion of the results to affirm that amid the struggles of consolidation of the SUS itself, it seems to the existence of the formation to constitute in so far as changes are demanded in the context of the graduation so that the professionals are tuned articulated around the beginnings of a Public Health of quality. While situating his conceptions and describing the teaching of the SUS, in the graduation in Physiotherapy, the coordinators pointed to difficulties: the complexity of the SUS itself; to not insertion of a physiotherapist in the basic unities of health, corroboranting to a perception of distancing of the questions of basic attention to the health; the teaching for the teaching and mobilization of the students, with sights to the apprenticeships of the SUS and to the learning expectations themselves as for the formation in Physiotherapy. One identifies that the current moment of the graduation in Physiotherapy, appoints important scenery to be transformed, wrapping teachers and pupils in more cross and significant practices in the way of the course
Idioma Português
Data de publicação 2009
Publicado em FECURY JÚNIOR, Ademar Silva. O ensino sobre o sistema único de Saúde na graduação em fisioterapia: a ótica dos coordenadores de curso. 2009. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2009.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10478

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