Caso complexo: Ilha das Flores

Show simple item record

dc.creator Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
dc.date.accessioned 2015-09-24T19:36:33Z
dc.date.available 2015-09-24T19:36:33Z
dc.identifier http://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/172
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10237
dc.description Este caso expõe o estudante a situações de uma comunidade carente que vive em um assentamento na periferia do município de estudo no curso, Cachoeira da Serra. O caso é inspirado no premiado curta metragem de mesmo nome e traz à tona a situação de vulnerabilidade social e os determinantes sociais de saúde, dialogando com conceitos da saúde coletiva. Através da exposição da realidade de trabalho da equipe, da comunidade e de duas famílias que se apresentam para o atendimento, o caso possibilita a problematização de questões comuns ao dia a dia na unidade básica de saúde, como a complexidade do trabalho em equipe, aspectos da comunicação em saúde (como a abordagem centrada na pessoa) e também demandas clínicas. Além disso, faz uma importante reflexão sobre o atendimento de demanda espontânea e programada e a dificuldade do tempo de consulta e também de aspectos da adesão ao tratamento. Objetivamente, permite o exercício com os seguintes temas: - Sistemas de informação e o SIAB - Discussão dos princípios da Atenção Primária - Abordagem comunitária - Habilidades de comunicação e o método clínico centrado na pessoa - Abordagem da ulceras crônicas de membro inferior, diagnóstico diferencial de erisipela e celulite - Abordagem do atraso vacinal - Abordagem sindrômica dos vômitos e desidratação e desnutrição infantil - Lesões orais e cancerizáveis
dc.description Coleção "Objetos de Aprendizagem" da UNIFESP no repositório ARES, da UNASUS: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/40.
dc.language pt_BR
dc.rights Termo de cessão padrão UNA-SUS
dc.subject Saúde Bucal
dc.subject Riscos Ocupacionais
dc.subject Saúde do Trabalhador
dc.subject Fatores Socioeconômicos
dc.subject Saúde da Família
dc.title Caso complexo: Ilha das Flores
dc.coverage - Debater acerca da vulnerabilidade social e o processo saúde-doença do distrito de Ilha das Flores; - Aprofundar conhecimentos acerca de saúde do trabalhador e as influências das condições de trabalho no adoecimento das populações; - Discutir sobre planejamento das ações da equipe de saúde da família (ESF) numa área de vulnerabilidade social; - Aprofundar o conhecimento sobre integralidade e equidade na perspectiva das ações das ESF.
unifesp.extensao Universidade Aberta do SUS (UNASUS)



File

File Size Format View
casocomplexo_ilha_das_flores.zip 24.69Mb application/zip Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account