Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso

Memória implícita e sua contribuição à reabilitação de um paciente amnéstico: relato de caso

Título alternativo Contributions of implicit memory strategies to the rehabilitation of an amnesic patient: case report
Autor Bolognani, Silvia Adriana Prado Autor UNIFESP Google Scholar
Gouveia, Paula A. R. Autor UNIFESP Google Scholar
Brucki, Sonia M. D. Autor UNIFESP Google Scholar
Bueno, Orlando Francisco Amodeo Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Even severe amnesic patients usually are able to learn new information using implicit memory strategies. In the present study we describe our experience in the rehabilitation of an amnesic patient who had suffered cerebral anoxia. He was taught to use a computer text editor, enabling him to sheltered work. The training program lasted 14 weeks and was based on errorless learning and drilling practice techniques. The patient succeeded in all tasks, even though he could not remember accurately the training sessions. These results meet previous studies which point out that interaction between implicit and residual explicit memory can provide a basis new learning in amnesic patients. The domain-specific knowledge acquisition is demonstrating effectiveness in neuropsychological rehabilitation of brain injured patients.

Mesmo pacientes severamente amnésticos são capazes de aprender informações novas, apoiados em estratégias de memória implícita. No presente estudo descrevemos uma experiência de reabilitação neuropsicológica, em que um paciente amnéstico, portador de lesão cerebral por anóxia, foi submetido a treino para uso de computador, visando sua capacitação semi-profissional. O treinamento teve duração de 14 semanas, e as técnicas de ensino utilizadas foram a prática repetitiva e a aprendizagem sem erros. O paciente obteve sucesso na realização das tarefas propostas, aprendendo a operar um editor de textos e mantendo o aprendizado após a passagem do tempo. Apesar disso, lembrava-se apenas vagamente da situação de aprendizagem. O presente estudo corrobora trabalhos anteriores que observam a interação entre mecanismos de memória implícita e resíduos de memória explícita operando na aquisição de conhecimentos em pacientes amnésticos. A aprendizagem de conhecimentos específicos vem se mostrando eficiente para a reabilitação de pacientes que sofreram lesões cerebrais.
Palavra-chave implicit memory
rehabilitation
cognition
amnesia
cerebral anoxia
domain-specific knowledge
memória implícita
reabilitação
cognição
amnésia
anóxia cerebral
aprendizagem de conhecimentos específicos
Idioma Português
Data de publicação 2000-09-01
Publicado em Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO, v. 58, n. 3B, p. 924-930, 2000.
ISSN 0004-282X (Sherpa/Romeo)
Publicador Academia Brasileira de Neurologia - ABNEURO
Extensão 924-930
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X2000000500023
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S0004-282X2000000500023 (estatísticas na SciELO)
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/1021

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Nome: S0004-282X2000000500023.pdf
Tamanho: 122.6KB
Formato: PDF
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