Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes

Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes

Título alternativo Analysis of quota course medical Unimontes: academic performance of students and teachers' perceptions
Autor Barros, Francisco Marcos Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sonzogno, Maria Cecilia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo O presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas no Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). As questões da pesquisa perpassam por demanda de vagas, desempenho dos estudantes no vestibular e no curso até a percepção dos professores sobre esse processo. A população analisada, em um primeiro momento, compõe-se dos estudantes que concorreram aos sistemas de vestibular; em um segundo momento é composta pelos estudantes que iniciaram o curso médico no ano de 2005 e, em um terceiro momento, dos professores do Curso Médico da UNIMONTES. A metodologia constou de levantamentos de dados junto ao sitio da universidade e das cadernetas de registro acadêmico que são acondicionadas na Secretaria Geral, sendo submetidos à análise estatística. Em seguida foram entrevistados docentes que atuavam do primeiro ao sexto período, sendo realizado a transcrição e análise temática das mesmas. Os resultados da pesquisa mostraram que: o desempenho dos candidatos cotistas no vestibular é estatisticamente inferior ao dos concorrentes do sistema universal sem cotas; não foi constatada dificuldade de progressão dos estudantes cotistas até o sexto período do curso, exceto por situações pontuais; finalmente os professores tutores e instrutores de habilidades e de inserção comunitária, demonstraram desconhecer o sistema de cotas da universidade, apresentaram postura contrária à reserva de vagas para negros e preconceito quanto ao desempenho dos estudantes cotistas.

This study has the object of analysis the system of quotas in medical school at State University of Montes Claros (UNIMONTES). The resear ch questions are inserted in demand for places, students 'performance in the ent rance exam and the course to the teachers' perception about this process. The po pulation studied, at first, made up of students who contributed to the vestibular syste m, in a second phase is composed of students who started medical school in 2005 and in a third time, teachers of medical school the UNIMONTES. The methodology consi sted of surveys of data from the site of the university and academic books of re cord that are packed with the Secretariat and submitted to statistical analysis. They were then interviewed teachers who worked from first to sixth period, and held the transcription and analysis of the same theme. The survey results showed that the perf ormance of candidates in the vestibular shareholders is statistically lower than that of competitors in the universal system without quotas, we found no difficulty in pr ogression of students shareholders until the sixth period of the course, except for sp ecific situations and finally teachers tutors and trainers skills and community integratio n, demonstrated ignore the quota system of the university, presented starkly contras ts to the reservation of seats for blacks and prejudice about the performance of stude nts shareholders.
Palavra-chave Política de educação superior
Avaliação de desempenho
Educação médica
Sistema de cotas
Ações afirmativas
Grupo com ancestrais do continente africano
Escolas médicas
Idioma Português
Data de publicação 2010-02-24
Publicado em BARROS, Francisco Marcos. Uma análise sobre Cotas no Curso Médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 132 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10151

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Nome: Publico-12606.pdf
Tamanho: 756.9KB
Formato: PDF
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