Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes

Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes

Título alternativo Analysis of quota course medical Unimontes: academic performance of students and teachers' perceptions
Autor Barros, Francisco Marcos Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Sonzogno, Maria Cecilia Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo O presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas no Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). As questões da pesquisa perpassam por demanda de vagas, desempenho dos estudantes no vestibular e no curso até a percepção dos professores sobre esse processo. A população analisada, em um primeiro momento, compõe-se dos estudantes que concorreram aos sistemas de vestibular; em um segundo momento é composta pelos estudantes que iniciaram o curso médico no ano de 2005 e, em um terceiro momento, dos professores do Curso Médico da UNIMONTES. A metodologia constou de levantamentos de dados junto ao sitio da universidade e das cadernetas de registro acadêmico que são acondicionadas na Secretaria Geral, sendo submetidos à análise estatística. Em seguida foram entrevistados docentes que atuavam do primeiro ao sexto período, sendo realizado a transcrição e análise temática das mesmas. Os resultados da pesquisa mostraram que: o desempenho dos candidatos cotistas no vestibular é estatisticamente inferior ao dos concorrentes do sistema universal sem cotas; não foi constatada dificuldade de progressão dos estudantes cotistas até o sexto período do curso, exceto por situações pontuais; finalmente os professores tutores e instrutores de habilidades e de inserção comunitária, demonstraram desconhecer o sistema de cotas da universidade, apresentaram postura contrária à reserva de vagas para negros e preconceito quanto ao desempenho dos estudantes cotistas.
Palavra-chave Política de educação superior
Avaliação de desempenho
Educação médica
Sistema de cotas
Ações afirmativas
Grupo com ancestrais do continente africano
Escolas médicas
Idioma Português
Data de publicação 2010-02-24
Publicado em BARROS, Francisco Marcos. Uma análise sobre Cotas no Curso Médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 132 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10151

Exibir registro completo




Arquivo

Nome: Publico-12606.pdf
Tamanho: 756.9KB
Formato: PDF
Descrição:
Abrir arquivo

Este item está nas seguintes coleções

Buscar


Navegar

Minha conta