Um outro olhar sobre o epitético e a epilepsia: uma leitura de o idiota de Dostoiévski

Um outro olhar sobre o epitético e a epilepsia: uma leitura de o idiota de Dostoiévski

Título alternativo Another look at the epileptics and epilepsy: a reading of the idiot of Dostoevsky
Autor Lima, Antenilson Franklyn Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Gallian, Dante Marcello Claramonte Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Resumo Esta pesquisa enfoca a epilepsia e o epiléptico, a partir de um outro olhar, que se diferencia da abordagem médica, buscando valorizar a experiência do sujeito doente, contrapondo-se e complementando o conhecimento científico. Para isto, a Literatura foi escolhida como instrumento considerado adequado, tanto para o acesso, quanto para a construção de uma outra epistemologia sobre a doença. A obra utilizada, O Idiota, de Dostoiévski, retrata a experiência do portador de epilepsia com a doença e com diversas dimensões da existência humana, apresentando um outro saber que se estabelece como uma contribuição significativa para os profissionais de saúde. Com o objetivo de se construir um outro olhar sobre o epiléptico e a epilepsia, foi adotado o referencial teórico da Fenomenologia, possibilitando uma visão sobre a vivência do portador e a valorização de seus relatos, deslocando-se o foco para a descrição de suas experiências, contribuindo, assim, para a ampliação do conhecimento da doença. Para que esta contribuição se efetive, conclui-se que, a leitura da obra Literária deve ser realizada tanto como exercício da “imaginação simbólica”, quanto da “consciência reflexiva”, fornecendo assim, referenciais que ampliam os horizontes de atuação do profissional de saúde.

This research, focuses the epilepsy and the epileptic under another point of view, different of medic vision, and to valorize the sick’s experience, in opposition and complement to scientific kn owledge. Therefore, the Literature was chosen like an appropriate way to access and to build another epistemology about the illness. The book The Idiot of Dostoievski, used to inquiry, shows the epilept ic’s experience with the disease and several aspects of human existence, showi ng another wisdom, like a signi ficant contribution to the professionals that are acting in health’ s area. With the aim to build this other view, was adopted the reference of the Ph enomenology, dislocating the focus to description of the experience, contribut ing, indeed, to acqui re knowledge about the disease. Therefore, the reader must do the re ading as an exercise of “symbolic imagination”, and “reflexive cons cience”, and gain base that enlarges the professional practice.
Assunto O Idiota
Dostoiévski
Epilepsia
Fenomenologia
Humanismo
Humanização
Literatura
Epiléptico
Idioma Português
Data 2008-04-27
Publicado em LIMA, Antenilson Franklyn Rodrigues. Um outro olhar sobre o epitético e a epilepsia: uma leitura de o idiota de Dostoiévski. 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2008.
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 94 p.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10150

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: Publico-10984.pdf
Tamanho: 334.1Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)