Questionário ABEL – Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade – consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste

Questionário ABEL – Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade – consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste

Título alternativo Questionnaire ABEL - Auditory Behavior in Everyday Life: a study of reliability - internal consistency of the Brazilian version and reproducibility for test-retest
Autor Souza, Marilia Rodrigues Freitas de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Iorio, Maria Cecilia Martinelli Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Objetivo: Verificar a confiabilidade – reprodutibilidade e consistência interna – da versão em português do questionário ABEL – Auditory Behavior in Everyday Life e investigar possíveis relações e associações dos valores obtidos na aplicação do instrumento com a presença de histórico familiar de perda auditiva, a realização de terapia fonoaudiológica, o tipo de escola freqüentada pelas crianças, a diferença entre a idade das crianças no momento do diagnóstico e a idade no momento da protetização, o tempo de uso diário das próteses auditivas, o grau de perda auditiva das crianças e a escolaridade dos entrevistados. Método: Foram entrevistados 18 pais de crianças com idades entre cinco e 13 anos, usuárias de próteses auditivas bilateralmente. A entrevista consistiu da história clínica e detalhes sobre a perda auditiva e da aplicação de um questionário para levantamento do perfil social, econômico e cultural dos entrevistados. A versão em português do questionário ABEL foi aplicada oralmente em duas ocasiões, com intervalo de quinze dias entre cada uma delas, no mesmo horário do dia e no mesmo local em ambas aplicações. O instrumento consiste em 24 itens pontuados de zero a seis, divididos em três diferentes fatores (aspecto oral-aural, consciência auditiva e habilidades sociais e de conversação) e no escore total. Procurou-se verificar a reprodutibilidade do questionário no teste-reteste, bem como sua consistência interna. Investigou-se ainda se valores obtidos na primeira aplicação do instrumento poderiam estar associados às variáveis pesquisadas na anamnese e no questionário para levantamento do perfil social, econômico e cultural dos entrevistados. Ao final, foi realizada a análise estatística dos dados coletados. Resultados: As diferenças entre os valores do teste e do reteste não foram estatisticamente significantes em nenhuma das questões ou fatores, o que demonstra reprodutibilidade. Os valores de Alfa de Cronbach foram acima de 0,700 para os três fatores pesquisados pelo questionário e para o escore total, o que mostra elevada consistência interna do instrumento. Houve relação entre a presença de histórico familiar de perda auditiva e a pontuação obtida na questão 23 do questionário ABEL, em que crianças com histórico familiar positivo para deficiência auditiva apresentaram maior pontuação neste item (p=0,049); entre a realização de terapia fonoaudiológica e a pontuação obtida na questão 5 do questionário, em que crianças que não realizam ou realizaram terapia apresentaram maior pontuação neste item (p=0,025); e relação entre o tipo de escola freqüentada e a pontuação obtida nas questões 04 (p=0,031), 08 (p=0,048), 12 (p=0,017) e 22 (p=0,032), em que crianças que freqüentam escola regular apresentaram maior pontuação. Foi possível encontrar associação do grau de perda auditiva com a pontuação obtida nas questões 07 (p=0,004*) e 14 (p=0,032*), bem como com a pontuação no fator consciência auditiva (p=0,039*): quanto menor o grau de perda auditiva na melhor orelha, melhor foi o desempenho das crianças nestes itens. Foi possível encontrar associação entre escolaridade dos entrevistados e a pontuação obtida na questão 10 do instrumento (p=0,027*): quanto menor o grau de escolaridade dos pais, melhor foi o desempenho das crianças nesse item. Conclusão: A versão em português do questionário ABEL teve sua confiabilidade comprovada: mostrou reprodutibilidade e elevada consistência interna. Há relação entre a presença de histórico familiar, a realização de terapia fonoaudiológica e o tipo de escola freqüentada pelas crianças e a pontuação em itens específicos do questionário ABEL. Há associação entre o grau de perda auditiva e a pontuação do questionário em itens específicos e no fator de consciência auditiva. Os demais aspectos avaliados, bem como o escore total, não foram associados às variáveis investigadas na anamnese. Há associação entre a escolaridade dos entrevistados e um item do questionário ABEL.
Palavra-chave Perda auditiva
Criança
Auxiliares de audição
Questionários
Hearing Loss
Child
Hearing Aids
Questionnaires
Idioma Português
Data de publicação 2011-02-22
Publicado em SOUZA, Marília Rodrigues Freitas de. Questionário ABEL – Auditory Behavior in Everyday Life: estudo da confiabilidade – consistência interna da versão brasileira e reprodutibilidade no teste-reteste. 2011. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2011.
Publicador Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 112 p.
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
Endereço permanente http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10001

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Nome: Retido-0019.pdf
Tamanho: 1.525MB
Formato: PDF
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